terça-feira, 19 de outubro de 2021

POVO MAL INFORMADO PODE SER ILUDIDO OU LUDIBRIADO


JACAREACANGA / 19.10.2021 -  Ao contrário do que foi propalado ontem no  municipio em redes sociais sobre um programa do Govero Estadual; o PROGRAMA SUA CASA, não contempla todas as pessoas em risco de vulnerabilidade social, ja que  existem requisitos a serem cumpridos e critérios estabelecidos para que a pessoa seja contemplada.  O programa que é iniciativa do Governo Estadual tende a contemplar pessoas de todos os municipios do estado, e   substitue o Cheque Moradia que serviu mais para se fazer politica que propriamente para cumprir a finalidade social proposta. O novo Programa  foi criado para  que sejam contempladas familias que obedeçam certos criterios, para o financiamento  de recursos com destinação exclusiva à construção, melhoria ou adaptação  de unidade residenciais

A Companhia de Habitação do Estado do Pará - COHAB  fará a inscrição,  cadastro e a avaliação de cunho socio-econômico. A seguir segue os critérios estabelecidos para o cadastro do possivel beneficiário.

  1. Comprovação de renda familiar de até tres salários minimo
  2. Não possuir outro imóvel
  3. Ser maior de 18 anos
  4. Ter familia constituida
  5. Não ter sido beneficiado em outro programa de habitação
  6. Comprovar que detém a propriedade  ou posse mansa e pacífica  do imovel ha mais de cinco anos
O Pragrama disponbilizará  aos beneficiarios o valor de R$16.600,00 para custeio de materiais e pagamento de mão de obra.

Como o Programa tem limitação orçamentaria,  haverá evidentemente limitação de pessoas inscritas,  aquele que conseguir fazer sua inscrição  a COHAB selecionará  gradativamente os inscritos  com base na ordem de prioridades  previstas nas diretrizes do Programa. Desnecessario dizer que a COHAB comandará uma avaliação  para verificação  in-loco da situação socio-economica de cada pessoa inscrita, atraves do seu  Setor Assitencia Social, momento em que os tecnicos  avaliarão a real necessidade  e condição social  dos candidatos.

Em um recente passado  ja ocorreu a mão amiga do Estado estender esse tipo de  apoio em Jacareacanga, e considerando exigencias em demasia para o comerciante-vendedor de materiais de construção, outra dificuldade a inexistencia de uma agencia bancaria no municipio, hoje ja temos o Banpará que dever´ser o banco financiador. 

Outra coisa, em Itaituba  o Programa beneficiaria apenas 200 pessoas e por gestão do Prefeito Valmir Climaco no estado esse montante subiu para 365. Ainda... o beneficiário terá a sua disposição mais de vinte lojas de Materiais de Construção para fazer a aquisição dos materiais, me indago se em Jacareacanga haverá essa farta oferta dos materiais que necessitam? 

O POVO TEM QUE CONHECER O PROGRAMA, TEM QUE SER BEM INFORMADO!

Um comentário:

Acabou a mamado agora é so choro disse...

Como uma família de baixa renda terá recurso de ir a capital do estado fazer sua inscrição bdo programa já que somente a inscrição pode ser feita na sede da COHAB que fica em Belém?