domingo, 17 de outubro de 2021

JACAREACANGA CHORA A MORTE DA NÊGA


JACAREACANGA / 17.10.2021 -  Faleceu nesta manhã a popularissima senhora, Luciana Piaba, conhecida carinhosamente por NÊGA, vitimada  por males relacionado supostamente a um agressivo Adenocarcinoma (Câncer de pulmão) em sua forma mais agressiva. Ao falar-se "supostamente" deve-se a forma  de não ter sido comprovado através da competente biópsia, porém os sintomas provocado pela agraessividade da doença remete a esse entendimento.

Luciana ou nega, figura benquista na sociedade local, uma mulher idealista, batalhadora por excelencia, reunia em torno de sí a admiração e respeito de  muitas pessoas por ter forte liderança na causa que defendia e como uma pessoa da região, militava sempre em defesa do progresso para o municipio de Jacareacanga. 

Mesmo seu estado de saúde em seus ultimos dias recebendo  um caráter de irreversibilidade devido os agravos de saúde causados pela terrivel doença,  contrariando alguns comentarios maldosos que indignaram sua familia que acompanharam toda a evolução de atenção e atendimento no Hospital Municipal e buscas através da Secretaria Municipal de Saúde,  para sua remoção para tratamento com mais especializção a real  causa para não ser removida em carater de urgencia deveu-se a lotação em Itaituba, Santarem e até Belém de leitos para receber a paciente. Ocorreu uma mobilização importante do corpo tecnico e politico do municipio atraves dos Vereadores dentro de seus respectivos raios de ação bem como  contatos frequentes do  Prefeito Municipal e Secretário de Saúde  com a esfera governamental. Como agravava-se  o estado de saúde da paciente o prefeito determinou ao Secretário que tentasse alem da busca por leito feita que se intenficasse essa procura, e finalmente  em contato com a Dra. Aline Liberal Cunha, diretora da SESPA o leito foi conseguido, embora tardiamente.

Poderiam perguntar o porquê de não terem feito a remoção atraves do afretamento de um avião, e isso mostra-se facil de justificar: Para deixar a paciente aonde? em cima de um banco no meio do corredor de um hospital? Torna-se evidente que é necessario ter-se o entendimento que a remoção acontece tão logo haja a sinalização da vacância de um leito e a sua destinação adequada.

Consegui no final desta tarde tomar conhecimento de duas  NOTAS DE ESCLARECIMENTO  para que sejam dirimidas dúvidas  e que sejam abandonadas suposições ou  juizos de valores de quem não sabe realmente o que ocorreu, reconheçam, que não bastaram as buscas, as lutas feitas pelos Vereadores, Prefeito, Secretário de Saúde para  salvar a vida da Nêga. A falta do leito que tanto buscaram e conseguiram  somente no ocaso da vida da paciente  fez falta, apesar dos agravos de saúde que pelo que dá para entender, ja tinha caracteristica de irreversíbilidade.

Como conheci e tinha a Nêga como uma boa amiga, me somo com sua legião de amigos e seus parentes para lamentar essa tão sentida morte.

Antes de duas NOTAS  da Secretaria de Saúde do Municipio, deixo abaixo uma simples mas, tocante  mensagem do Vereador Neumar Xavier  que foi uma das tantas manifestações feitas em favor de uma pessoa que jamais será esquecida.


"Não há dor maior do que ter que dizer adeus aos que amamos, por isso oro a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos da "NEGA" dando forças nesta hora tão difícil. Dos que partem ficam as saudades e as lembranças, sinto muito por todo sofrimento que estão vivendo.
Que a serenidade e a paz retornem a cada um de vocês.
Meus pêsames a todos familiares e amigos neste momento de tristeza e dôr." 
Ver. Neumar Xavier

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar sobre o caso da paciente em discussão nos grupos:

1.      Trata-se de uma paciente que deu entrada no hospital de Jacareacanga dia 2 de outubro de 2021, ficou internada por 4 dias, realizou exames de sangue e raio x, e conforme as alterações percebida pelo médico foi solicitado avaliação com médico infectologista em Santarém no dia 5 de outubro consulta para o dia 26 de outubro pelo sistema estadual de regulação (SER). (Dados extraídos do prontuário)

2.      Dia 6 de outubro a paciente teve melhora e solicitou ao médico para ir para casa. Desde então teve uma piora em casa, foi atendida na unidade do São Francisco e posterior emergência. (Dados extraídos do prontuário)

3.      Hoje, dia 15 após vermos os movimentos em redes sociais uma equipe da secretaria foi destacada até o local de residência, e a paciente foi trazida para o hospital novamente, ficando internada e em observação constante. O quadro dela se agravou, foi realizado novos exames e um novo raio-x que indica a necessidade de encaminhamento para o pneumologista e infectologista. De imediato foram coletadas as documentações necessárias e o caso já está inserido novamente no sistema estadual de regulação para transferência de leito para leito (quando é mais rápido e o caso é urgente).

4.      A condição clinica atual é perfil para transporte em UTI aérea com equipe médica a bordo. Transporte em avião convencional é contra indicado.

5.      O Secretário está em contato com a direção do Nono centro regional de saúde, o secretário regional de governo e a central da SESPA para agilizar o processo de liberação do leito para ser solicitado a vinda da UTI aérea para transporte.

6.      Somente após a liberação do leito no hospital de referência a paciente será encaminhada, enquanto isso ela está sob os cuidados médicos no hospital municipal de Jacareacanga com quadro clínico regular.

A secretaria de saúde informa ainda que não compartilha com terceiros/curiosos informações relacionadas ao diagnóstico dos pacientes em qualquer unidade ligada à secretaria. Ficando resguardado o direito ao paciente e familiares.

Ressaltamos ainda à toda população de Jacareacanga que casos de problemas de saúde parecidos devem ser reportados ao secretário de saúde (93) 991562880 para as providências cabíveis em relação à cada caso apresentado.

Por fim, informa-se que todos os procedimentos tomados pela equipe da secretaria de saúde são com fito dar agilidade no processo e coordenação do cuidado com base nos princípios legais do SUS, porém, quanto mais rápido chegar a informação para a equipe, mais rápido conseguiremos solucionar o problema de forma ágil e eficaz.

Um bom final de semana a todos!

Atte. Alan Marcelo Simon — Sec. Mun. Saúde — Jacareacanga — PA

#VIVAOSUS #FAKENEWSECRIME #MAISSAUDEPARAJACAREACANGA #OTRABALHONAOPARA


NOTA DE ESCLARECIMENTO CONJUNTA
Prefeito Municipal e Secretário de Saúde
A Prefeitura Municipal de Jacareacanga e a Secretaria de Saúde vem a público esclarecer sobre os procedimentos tomados sobre o caso de Luciana Piaba.

O Prefeito através da Secretaria de Saúde tomaram todas as providências quanto ao caso imediatamente após conhecimento da seguinte forma:

Paciente deu entrada no hospital no dia com quadro respiratório grave, e foi imediatamente internada e solicitado leito de UTI para a paciente com transporte aero médico. No entanto, devido à superlotação de leitos nos hospitais de referência (Itaituba, Santarém e Belém) houve a necessidade de contato com o Governo do Estado, através do 9.º centro regional da SESPA que tomou todas as providências necessárias para garantir a vaga solicitada para transferência no dia 15.

Através de toda mobilização das equipes do município (TFD), prefeitura e da SESPA o leito foi liberado dia 16 às 15:05 horas e transporte de UTI aérea para dia 17 as 8:30 conforme repassado pera empresa aérea.

Todos os recursos disponíveis através da secretaria municipal de Saúde/ Hospital Municipal foram aplicados no caso da paciente, ressalta-se que apesar de o hospital ser de pequeno porte a gestão tendo conhecimento da dificuldade logística de remoção de pacientes graves fez a aquisição de equipamentos que dão uma sobrevida ao paciente.

Por fim a Prefeitura Municipal através do Prefeito Valdo do Posto e a Secretaria Municipal de Saúde junto a equipe do Hospital Municipal tomaram todas as providências cabíveis para a manutenção da vida da paciente, bem como toda a articulação técnica e política para conseguir a vaga nas unidades de referência do município (Itaituba ou Santarém).

Agradecemos todo o apoio dado pelos parceiros e esclarecemos ainda que a Secretaria de Saúde através da SESPA e Governo do Estado possui contrato de fretamento de UTI Aérea para casos como este, onde a empresa é acionada após toda a documentação de liberação de leitos estar inserida no sistema estadual de regulação.

O Prefeito o Secretário de Saúde se solidariza com a família enlutada e se coloca à disposição para todo o apoio possível.

Deus tem um plano para vida de todos nós

Nenhum comentário: