segunda-feira, 20 de setembro de 2021

REVOADA DE VEREADORES DE JACAREACANGA EM BUSCA NO DF DE INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO - TEMPORADA DE CAÇA A EMENDAS PARLAMENTARES

JACAREACANGA - (20/09/2021)  Como o orçamento de dotação orçamentaria para pagamento de passagens e diarias para  o mes de setembro escasseou, de um quarteto inicialmente para compor uma forte equipe do Poder Legislativo para a viagem de peregrinção à Brasilia, composta dos vereadores Geovani Kabá, Rainericy Quintino, Everton Araújo - PSC e Gerson Manhuari Munduruku, - REP,  somente Araújo e Manhuari embarcaram  viagem e ja estão sendo recebidos na Capital Federal pelos politicos os quais os assuntos para serem tratados  foram agendados.

Depois da viagem dos Vereadores Rui e Anonio Goiano realizou-se. Everton Araújo e Gersinho Manhuari  entraram em cena na caça em busca das promessas que receberam e até para comporem novos contatos e aproximação com entes da esfera federal com nítida intenção de socorrerem o municipio de Jacareacanga que padece com dificuldades estruturais  por falta de escolas ja que a população crescente no municipio enseja essa demanda, transportes escolares, energia etc.

Nesta data  estão  reunidos no Gabinete do Deputado Federal Vavá Martins que pertence ao Republicanos e na ocasião os nobres Vereadores  protocolaram expedientes  requerendo empenho daquela autoridade para a execução de expansão eletrica do linhão de  Tucuruí no trecho compreendido entre as cidades de Itaituba a Jacareacanga no Pará. alem de requerimentos sobre emendas parlamentares  para liberação de recursos para construção  e reformas de escolas nas áreas urbana e interior do vasto município. Não foi esquecido pelos dois parlamentares  o pedido de liberação na ordem de R$ 1.000.000,00 para apoio ao desenvolvimento dos cuidados e promoção da  saúde pública.

Prosseguindo o roteiro e  metas  de contatos estabelida, a dupla de edis será recebida na presidencia da Caixa Ecpnomica Federal onde tratarão da necessidade e reivindicação da implantação de uma Agencia Bancária da CEF para o  municipio. Em seguida serão recebidos na Presidencia da Fundação Nacional do Índio, cujos, solicitarão autorização para a construção de um ramal para ligar uma das Aldeias mais populosas da Terra Indigena Sai Cinza com a BR-230 que limita-se cm a sede do municipio. Essa estrada com extensão de 15 quilometros é uma necessidade vital   para a desenvolvimento das politicas sociais ao grande aglomerado humano que encurtará distancia para a sede do municipio, vez que o trajeto feito é pelo Rio Tapajós e no periodo de estiagem existem dificuldades pelo trecho ser feito em  trajeto rasos e com caracteristicas encachoeiradas, dificultando o acesso em tempo  razoavel. Ainda na Funai como há a real necessidade para a abertura de pistas de pousos nas aldeias  de Santa Maria do Rio Cururu, Wareri, Pratati do Cururu, e restinga na foz do Rio Cururu os Vereadores irão sensibilizar a Funai para  fazer gestões junto aos setores competentes para abertura dessas pistas, que facilitará a remoção de urgencia de pessoas enfermas.

Ainda na Capital Federal, no dia 21,  os Vereadores serão recebidos no Gabinete do Senador Zequinha Marinho   com solicitação de emendas parlamentares de recursos para construção de  sistemas de abastecimento de água para o município. Tambem pela tarde, desse dia encerrarão a caminhada de buscas sendo encaminhados e recebidos no Ministério da Cidadania onde lutarão para conseguir 20 mil cestas básicas de alimentação  visando atendimento  tanto de  comunidades indigenas e não indigenas, para distribuição entre  familias em risco de vulnerabilidade social.

Outra necessidade imperiosa a ser resolvida em Brasilia foi questionada pelos Vereadores Antonio Goiano e Rui que na semana passada iniciaram a perigrinação dos vereadores do Municipio na Capital Federal, e em tom alto alarmaram  autoridades federais a respeito da pessima condição da BR (Transamazônica) no trecho entre Jacareacanga e Itaituba, com extensão de 400 quilometros que encontra-se  com sua critica malha rodoviária  comprometida e em estado precario com risco de se tornar em pouco tempo com a chegada do "inverno Amazônico"  que se aproxima, intrafegáveis,  com pontes de madeiras carcomidas peça ação do tempo e sem até condições de recuperação.

Louvavel a atitude do Poder Legislativo em facilitar a incursão dos seus membros à Brasilia em busca de contribuirem com a Gestão do Poder Executivo  que parece inerte e precisa se mexer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso me lembra muito uma novela antiga da Rede Globo: Morde e Assopra