quinta-feira, 9 de setembro de 2021

COMANDANTE IAGO TERTULINO - DA DECOLAGEM DO GARIMPO CUIÚ-CUIÚ AO POUSO EM ATLANTA HARTSFIELD JACKSON - EUA


AGORA, COMANDANTE DE JATO EXECUTIVO

Sonho de Ícaro


Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...

No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...

Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...

O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
por onde ninguem for...

Itaituba - Saindo da Cidade Pepita com pouso no Garimpo  Cuiu-Cuiú, esse foi o primeiro voo de um jovem  completado 18 anos de existencia e ainda na adolescencia  fez pela primeira vez. Desnecessario até falar que ainda criança no colo do pai Edmilson Ayres ja tomava gosto pela arte de pilotar.

IAGO TERTULINO nasceu nesta cidade em 15/12/1994 e encetou seu primeiro voo-solo em 2012 iniciando seus voos na região garimpeira da amazônia, sempre coletando ou recebendo orientações de seu irmão IGOR TERTULINO, tios, primos e amigos que ja eram experimentados em voos tidos e havidos como dificeis devido as criticas pistas que operacionalizavam nos garimpos e nas lonjuras da vasta amazônia

Confessa que sofreu terrivel revés na vida  quando ainda  em plena adolescencia, perdeu para a morte  seu amor maior que foi sua mãe Walde Maria, encontrando amparo decidido para  profissionalizar-se piloto seu sonho, em seu irmão ÍGOR e amparo familiar atraves de sua tia Wanea Tertulino, que o adotou como um verdadeiro filho sendo protegido e orientado constantemente, e que lhe ajudou juntamente com seu irmão a custear suas despesas para formar-se piloto privado. Quando iniciou seu trabalho como piloto, disse que sempre sonhou alto e dedicou seu tempo ao trabalho e ao estudo e cursos  que sempre remetiam à seu aperfeiçoamento profissional. Voou alguns anos em garimpos e  por ser uma pessoa  de facil acesso procurou tambem relacionar-se com esse tipo de pessoa  que se mostram sempre interessantes e que sempre lhe deixavam lições. Seus principais incentivadores  para procurar alçar voos mais altos, na aviação comercial foram sem duvidas seu irmão ÍGOR que será seu parceiro para a vida toda, e ao dizer isso não contem a emoção em revelar sua gratidão e em sua segunda mãe, protetora ao extremo, a tia Wanea Tertulino, e sobre ela diz, - Ela me considera um filho mesmo e eu a considero como uma mãe  pois cuidou de mim de todas as formas.

Nesse ínterim sai de cena o ja audacioso e hábil piloto de monomotores da região amazônica para compor novo cenário, um ávido aviador que sonhava em pilotar  um avião comercial. 

Foram necessarias, coragem, perseverança, e dedicação para agregar valores profissionais às carteiras de habilitação para piloto comercial e para hoje chegar em uma das maiores empresas de   voos de jatos executivos a BRASIL VIDA  tendo recebido  treinamentos especiais em simuladores no ano passado em Dallas-EUA para  co-piloto de Jatos Executivos, e agora habilitado ao comando com aperfeiçoamento feito em  Atlanta, Geórgia-EUA integrando o Brasil de ponta a ponta e até em voos internacionais. Diz que sente-se orgulhoso trabalhar para a BRASIL VIDA e alem de outras atividades em seus voos, o trabalho atual remete-se a trabalho humanitário onde salva vidas transportando pessoas enfermas, insumos e vacinas  por todas as regiões.


Por fim para perguntas curtas, deixou respostas  seguras para o instante:

Agradecimento: A Deus, pelo dom da vida
Sua inspíração: o irmão Ígor Tertulino (um irmão presente na minha vida em tudo. Abriu as portas pra mim)
Saudade: Seu pai e mãe (Gostaria que vissem seu presente momento, para dizer-lhes: Mãe, pai, eu venci! começando do zero)
Anjo protetor: Minha segunda mãe Wanea Tertulino
Orgulho: do sobrenome TERTULINO (a empresa BRASIL VIDA é grande quando, e quando se  falam em IAGO tem gente que não sabe quem é, mas quando falam em TERTULINO aí todos o reconhecem)







4 comentários:

Unknown disse...

Linda homenagem a esse menino de ouro,ele juntamente com seu irmão Igor são pessoas maravilhosas,meus sobrinhos amados que o destino só me apresentou depois de homens formados... Que Deus os abençoem sempre,como dizia o saudoso comandante Edmilson Ayres de Oliveira mais conhecido como JABUTI... PILOTO muito conhecido e querido,diria que não só no garimpos do Pará,mas por todos os lugares por onde andou..."TEMOS SANGUE DE ANDORINHA ."
ABRACOS.

Unknown disse...

Parabéns, pela História de superação!!! Felicidades.

Unknown disse...

Sucesso sempre.

Unknown disse...

Emocionante parabéns a ele pela Vitória.