terça-feira, 21 de abril de 2020

BARREIRAS PARA PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS URGENTE!

ITAITUBA/JACAREACANGA - Um grupo de pessoas  incomodadas com o entra e sai de gente na sede do município de Jacareacanga, por manifestar  preocupação com a onda CORONAVÍRUS, entrou em contato conosco,  para que este   noticioso faça contato com o Prefeito Municipal de Itaituba, Senhor Valmir Climaco, com a finalidade de sustar ou impedir com o rigor da lei a entrada de pessoas direcionadas de Jacareacanga que vem ao município de Itaituba para  fazerem compras ou para outras atividades e afazeres. Lembra o grupo, que carros procedentes do estado de Rondônia, e Santo Antônio do Matupi, Apui e Humaitá no Amazonas que não conseguem entrar em Jacareacanga se direcionam para Itaituba, concorrendo para  criarem meios que favoreçam a disseminação  da morbidade para o povo Itaitubense, caso se tiver alguém contaminado.

Diz o grupo que não adianta  se fazer uma barreira sanitária para impedir o acesso, se  as pessoas moradoras de Jacareacanga que evidentemente detém  direito de retorno por serem  moradores  fixos do município,  ir a Itaituba e voltarem  a hora que quiserem, e sabe-se que ha registro de sete pessoas acometidas da doença  em Itaituba; a preocupação do grupo, é com o retorno dessas pessoas moradoras de Jacareacanga e aglomerados urbanos  do município,  trazerem em período de incubação a temível doença para o seio das famílias Jacareacanguenses.

Fiz contato agora com o Secretario de Administração da Prefeitura Municipal Senhor Petrônio Barroso, que mostrou-se surpreso com a informação, mas classificou de preocupante o reclame do grupo e que a equipe multidisciplinar compostas pelas Secretarias  e órgãos colaboradores que atuam no confronto ao  CORANOVIRUS   não permitem o acesso de pessoas, tolerando apenas os moradores de retorno. Conclui Barroso, que através de estrada alternativa  algumas condutores de pessoas nos transportes, desviavam e furavam o cerco, porém a policia nessa situação entrou em cena.

O reclame do grupo visa fundamentalmente preservar a população do alto Tapajós de contraírem a doença, rogando ao Prefeito Climaco, que mantenha ou crie uma barreira no Km 28 sentido Itaituba/Jacareacanga, proibindo o acesso de pessoas para Itaituba. Salienta-se que está supramencionado na presente postagem, que chegam  na Cidade Pepita pela Rodovia Transamazônica carros e pessoas provenientes dos estados de Rondônia e Amazonas, que mesmo sem terem conexão com Jacareacanga  podem estar acometidos  da doença que é altamente transmissível. Bom para Jacareacanga que não tem nenhum caso registrado, melhor para Itaituba a adoção dessa barreira. A situação pode complicar para os dois municipios.


Um comentário:

Anônimo disse...

quem vevi viajando é propio pessoal da prefeitura e camaraas, viajando de cima pra baxo de baxo p´ra cima