RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

terça-feira, 20 de outubro de 2015

JACAREACANGA EM FOCO: SEGURANÇA PÚBLICA

QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!
Itaituba – O município de Jacareacanga entre tantas mazelas de ordem social, padece com uma promoção de segurança pública ineficiente, principalmente pelo reduzido número de recursos humanos empregados no contingente policial civil e militar para agir na sede do município e nas regiões garimpeiras e ainda alguns desvios de funções existentes nas corporações, que versam sobre arranjos de propina em atos isolados  de alguns entes policiais, passando por mandonismo até recentemente do Delegado de Polícia local e o abandono  completo de ações policiais nas comunidades garimpeiras de São José e Porto Rico, onde gravitam grande quantidade de garimpeiros oriundos de garimpos menores que procuram esses centros maiores para a compra de combustíveis, medicamentos, e víveres.   

Analisando a declaração de um velho e esfarrapado garimpeiro que sonha ainda em bamburrar, mesmo passando dos 80 insistindo em 55,   que diz não compreender qual a satisfação que dá o uso de drogas pois a 51 é mais gostosa e barata e que afirma  que  no garimpo de São José o comercio de entorpecentes é tão intenso e escancarado que  não deve causar  admiração a ninguém se a venda desses produtos forem feitas  em tabuleiros, ou em caixas expositoras. –O negócio aqui tá brabo, é mais fácil se comprar drogas que uma palma de bananas ou um quilo de puba, exagera o pouco venturoso garimpeiro.

Diante desse cenário, os vereadores do município ao comando do Presidente da Câmara Municipal Raimundo Acelio de Aguiar, deslocaram-se no curso do mês de julho à Capital, para percorrerem os palácios governamentais e demais instituições com a finalidade de fazerem buscas de investimentos para o município, vez que o Governador do Estado é econômico ou melhor dizendo omisso no que tange ao apoio em todas as atividades que o município necessita. A caravana de Vereadores deteve-se em sua maior parte em dialogar com a Secretaria de Segurança Publica do Estado, Departamento de Policia Civil para que fosse resolvido o problema da segurança pública, fato esse que até recentemente não sofreu alteração, dado ao descaso governamental com o município, somente a poucos dias ocorreu providencias da Secretaria de Segurança Pública que removeu de Jacareacanga o Delegado de Policia, que por autoritarismo e mandonismo os Poderes Executivo e Legislativo e considerável número de munícipes pediram sua saída .

Somente nas áreas de educação e Segurança Pública Simão Jatene mostra sua face,  e nessas duas atividades de suma importância para  a região, a ausência e o descompromisso do governador com a região de Jacareacanga é enorme, haja vista que para funcionar o único educandário de ensino médio, a prefeitura municipal é a mantenedora da funcionalidade devido os cargos de administração e apoio na manutenção e vigilância do estabelecimento de ensino ser executado através de funcionários municipais, o mesmo ocorrendo com a estrutura policial que também recebe apoio de servidores da Prefeitura, além de combustíveis para o policiamento ostensivo  e ainda alimentação para o contingente militar.
Voltando a situação de abandono da segurança pública das regiões garimpeiras de São José e Porto Rico, que encontram-se despoliciadas a bastante tempo, e com flagrante disseminação de substancias entorpecentes  que entram pelo vizinho estado do Amazonas através da Transamazônica, e ainda crescentes ocorrências de lesões corporais por desinteligências, resolveram os Vereadores Walter Tertulino PROS e Raimundo Batista Santiago PT a recorrerem através de novas investidas   à primeira instancia da Segurança Pública da região, e depois de se reunirem como Tenente Coronel Lacerda, Comandante do 15º. Batalhão de Policia Militar, foram recebidos pelo Comandante do Comando de Policiamento Regional – X  Coronel ÉDER RIBEIRO DA SILVA, que ouvindo os dois legisladores e suas ponderações justas, revelando compromisso com seu trabalho, após analisar contingente operacional para ser subtraído de seu Batalhão em Itaituba, determinou de imediato através do Major Pedro seu adjunto, a constituição de uma equipe policial para reabrir o destacamento policial de São José em caráter urgente, fornecendo também estrutura em locomoção e mobilização de pessoal, através de duas motos.

Dentre tantos apoios que o Gestor Municipal  dispõe para o aparato de segurança pública para a região, também está a disposição da Policia Militar, dois postos policiais nas duas localidades garimpeiras (S. José e Porto Rico) recém construídos e aptos a abrigarem a funcionalidade do destacamento.


Especificamente sobre a decisão urgente do Comandante do CPR-X Coronel ÉDER, colocar em funcionalidade o destacamento de S. José, mesmo com visíveis sinais de falta de policiais no 15º. Btl de PM em Itaituba e entraves administrativos, a vontade, gestão,  e sobretudo o fator humanitário do comandante em resolver os problemas ocasionados pela falta de policiamento na região garimpeira  que deixa dois grandes aglomerados humanos que conta com  mais de três mil pessoas  em suas cercanias no abandono e à  mercê da sorte, revela que não é tão difícil se resolver problemas que são existenciais de alguma forma, por omissão e incapacidade. Éder Ribeiro dos Santos, Coronel PM,  comandante do Comando de Policiamento Regional, sediado em Itaituba, muito prático e ágil  resolveu um problema que é do estado e que o jogo de empurra empurra,  obriga deixar mais barato e acessível uma pedra que está no meio do caminho dos comunitários de São Jose e Porto Rico. O panorama doravante deve mudar. Por lá tem muito craque e poucos jogadores de futebol.
________________
-Imagens: Meramente ilustrativas alcançadas na web

Nenhum comentário: