RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

terça-feira, 14 de julho de 2015

CEROL EM LINHA, PERIGO CONSTANTE

Pipas apresentam risco fatal à motociclistas

Pipas apresentam risco fatal à motociclistas (Foto: Everaldo Nasocimento/Arquivo)
Empinar pipa é umas das diversões mais emblemáticas das férias de julho, mas esconde um perigo fatal: linhas soltas sobre ruas colocam em risco a vida de motociclistas, principalmente quando revestidas com cerol – mistura de cola e vidro moído usado para cortar linhas de outras pipas.
Muitas vezes, as linhas acertam o pescoço dos motociclistas, provocando cortes que geralmente levam ao óbito. Mas tomar algumas atitudes pode ajudar a prevenir estas ocorrências.
A antena corta-pipa é o equipamento mais o eficinente para progeger os motociclistas (Foto: divulgação)
Entre os condutores, é recomendável ficar atendo à presença de crianças e adolescentes na pista e reduzir a velocidade.  Além de aumentar as chances de frear caso aviste uma linha, previne atropelamentos, já que muitas crianças correm pela rua atrás de pipas cortadas.
O meio mais eficiente aos motociclistas é a antena corta-pipa, dispositivo colocado na frente das motos que corta as linhas antes que elas atinjam o condutor. O equipamento é barato e de fácil utilização.
Pedestres, ciclistas e skatistas também são vítimas frequentes do cerol, que é proibido em alguns Estados. Então, a maior recomendação é evitar a prática e fazer da pipa uma brincadeira saudável, sem riscos.
(DOL)
_______Remendo RP
Em Jacareacanga o uso de linhas com cerol são proibidas, atraves de uma Lei Municipal, produto de um Projeto de Lei de autoria do Ver. Walter Tertulino

Nenhum comentário: