RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 29 de maio de 2015

SALVEM OS AWÁ!

A campanha para salvar a tribo mais ameaçada do mundo está celebrando um triunfo; o Brasil anunciou que todos os invasores ilegais foram retirados do território Awá.
Em uma vitória sem precedentes na campanha para salvar a tribo mais ameaçada do mundo, o governo brasileiro anunciou que todos os invasores foram removidos do território indígena Awá na Amazônia oriental.
A notícia vem exatamente dois anos depois da Survival International e a estrela de Hollywood Colin Firth lançarem uma campanha global para salvar os Awá da extinção – estabelecendo um novo recorde na história da Survival e de seus esforços para proteger a terra de povos indígenas.
Sob pressão internacional sem precedentes, o governo brasileiro enviou um esquadrão terreno de centenas de agentes para remover os madeireiros e fazendeiros ilegais da terra dos Awá, em janeiro de 2014. Depois de um sobrevôo da área na semana passada, um Procurador e um Juiz que trabalham no caso entregaram aos Awá um documento oficial confirmando que todos os não-índios foram removidos do seu território.
A terra dos Awá contem algumas das últimas áreas remanescentes de floresta na Amazônia oriental, apesar dos madeireiros ilegais terem destruído mais de 34% da floresta no território Awá.

O governo brasileiro enviou helicópteros, veículos e um esquadrão terreno de centenas de agentes para remover os invasores ilegais da floresta dos Awá.
© Silvano Fernandes/FUNAI
Especialistas brasileiros tinham avisado que os Awá, uma das últimas tribos de caçadores-coletores nômades da Amazônia, enfrentam a extinção se nenhuma ação fosse tomada. Cerca de 100 Awá permanecem isoladose são particularmente vulneráveis a doenças trazidas de fora, que poderiam dizimá-los.
Os Awá já tinham feito inúmeros apelos desesperados pedindo para a remoção dos invasores, muitos dos quais estavam armados, com uma história de ataques violentos contra os índios.
Um homem Awá disse, ‘Não podemos caçar… não matamos nada. Os madeireiros ficam muito tempo na área… Estão soando os tratores, as motoserras, e os carros que carregam madeira.’


Nixiwaka Yawanawá, um índio da Amazônia em Londres, disse: ‘Esta importante vitória surgiu por causa da campanha incansável da Survival International e seus aliados no Brasil para proteger as florestas e as vidas de meus parentes, e a pressão da comunidade internacional sobre o governo brasileiro para proteger as terras dos povos indígenas, de acordo com a Constituição brasileira. Agradecemos a todos os apoiadores que nos mostraram solidariedade nesta luta pela vida.’
http://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/10206

Nenhum comentário: