RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 2 de março de 2015

NOVA DROGA CIRCULA EM FESTAS DE BELÉM


Uma nova droga está ganhando cada vez mais espaço entre os paraenses, em geral entre os jovens durante festas. Conhecida como “gota” ou “pingo”, a novidade é o LSD (sigla em alemão para a Dietilamida do Ácido Lisérgico) em estado líquido.

Essa substância é, normalmente, usada na preparação de fina lâmina em papel absorvente. Ela é tóxica e, segundo alguns cientistas, uma “gota” pode equivaler a 50 doses “normais”. Por conta disso, muitas vezes quem consome opta por diluir em algum outro líquido, como água, sucos e refrigerantes.

“É preciso ter cuidado extremo ao tomar LSD líquido, pois não há maneira de medir a sua potência", é o que diz a explicação do site Azarius, especializado na comercialização de substâncias psicoativas e produtos relacionados a essas substâncias.

O uso da droga, somado ao consumo de bebidas alcóolicas pode provocar aumento dos batimentos cardíacos, suor e mesmo alucinações. Já há registros de mortes por overdose de alguns jovens pelo Brasil.

Outras drogas em gotas:

Outros dois tipos de drogas já estariam circulando nas festas em Belém: a GHB e a GBL, que também são conhecidos como GBH, Gina, G ou ecstasy líquido.

GHB (Ácido Gama hidroxibutírico) e GBL (Ácido Gama Butil-lactona) são drogas depressoras, isto é, elas reduzem a velocidade das funções do seu corpo. Ambos os tipos de G contém solventes industriais e substâncias removedoras de tinta, que causam grandes danos à saúde e podem levar à morte.

Como o GBL se transforma em GHB dentro do organismo, os efeitos do GBL podem ser mais fortes ou mais imprevisíveis do que usar GHB. Já há as leis contra o GHB, o que motivou o aumento no consumo da GBL entre os jovens.

(DOL)

Nenhum comentário: