RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 16 de março de 2015

JACAREACANGA EM FOCO

OCUPAÇÃO DE TERRA SE EXPANDE 

Jacareacanga - Persiste a ocupação por parte de uma grande  multidão de pessoas que se intitulam SEM TETOS,  em uma área de terra,  localizada no Bairro de São Francisco, destinada a expansão  urbana da cidade, e que a Prefeitura estaria destinando à edificações de logradouros públicos, como praça, colégio, e assentamento de pessoas cadastradas no Programa do Goverbo Federal Minha Casa, Minha Vida.

No inicio da ocupação, os invasores procuraram a Câmara de Vereadores para  apoia-los no intento de ocupar a area em questão. De imediato a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, presidida pelo Vereador Raimundo Santiago, e que contem como relator e membro os Vereadores Walter Tertulino e Rosinildo Saw respectivamente, convidaram as partes pra que pudessem fazer um diagnostico da situação. No final  do concorrido encontro como sugestão o Vereador Walter Tertulino, sugeriu a constituição de um Grupo de Trabalho composto por membros do Executivo, Legislativo e dos Sem Tetos para acharem uma solução pacifica para o problema, acrescentou o Vereado Tertulino, que do lado do Executivo deveria estar a Secretaria de Obras para abrir as ruas, e a Secretaria de Ação Social para cadastrar os ocupantes. A bem da verdade o Executivo esforçou-se para seguir essa diretriz, entretanto os invasores sem um comando definido pouco ou quase nada contribuiu para essa ação ser desenvolvida.

Desnecessário dizer também que o Executivo no inicio dos entendimentos que não lograram exito, uma das causas foi se constituir em uma cobra de cinco cabeças, ja que  todo assessor e a maior parte do secretariado queria tratar o assunto isoladamente e à sua maneira com o grupo de invasores que era uma cobra de 10 cabeças. Teme-se por um invasão policial no local, pois é sabido que a Prefeitura intenta a reintegração de posse do local através de um mandado judicial. A preocupação do Poder Legislativo é um confronto e os efeitos desse problema que poderá ocorrer.

A cada momento que se passa a ocupação se expande, e há uma indisfarçável presença entre as pessoas que justamente necessitam de um espaço para edificar suas casas, de pessoas que possuem posses, e de poder aquisitivo mais elevado, delimitando espaços  na área em conflito como quadras de lotes e colocando laranjas como posseiros, acusam as pessoas mais necessitadas do  grupo invasor.
.......................
........................
DELEGADO EM DESVIO DE FUNÇÃO
Pessoas ligadas ao Governo Municipal e até vereadores, denunciam que o Delegado de Policia local estaria insuflando e incentivando populares à ocupação da área invadida no Bairro de Sao Francisco. Também há registros no Poder Legislativo, através dos vereadores Walter Tertulino e Edileuza Viana, que o Delegado de Policia estaria desviando-se de suas funções do oficio que lhe é determinado por lei a realizar.
.........................
.........................
MOVIMENTO NACIONAL CONTRA OS DESMANDOS DO GOVERNO FEDERAL ECOAM EM JACAREACANGA.
De forma surpreendentemente ordeira e pacifica, no decorrer deste dia (15) um contingente de algumas centenas de pessoas  deste município participaram de forma cívica do movimento nacional VEM PRA RUA, de iniciativa popular, transcorrendo as principais vias da cidade  com palavras de ordem e muitas faixas e cartazes contra as mazelas e  roubalheiras que atingem o governo PETISTA de  DILMA..
............................
............................

EQUIPE DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR  DE ITAITUBA REALIZA PRIMOROSO TRABALHO EM JACAREACANGA
A equipe da Junta do Serviço Militar de Itaituba comandado por seu Secretario Jeconias Miranda, assessorado por Ray Franco, mais uma vez executou admirável trabalho na sede deste município atendendo jovens da cidade e regiões garimpeiras e indígenas, atendendo desde o trabalho de alistamento militar até dispensa de incorporações entre outras atividades inerentes à responsabilidade da Junta. 
A prefeitura Municipal custeou passagens e estadia para a equipe que executa seu trabalho de forma voluntaria e com muita dedicação.
Visando atender todo o contingente necessitado que procuraram o serviço de regularização ou alistamento militar, a equipe executou seus trabalhos  na sexta, sábado e domingo entrando noite adentro para atender toda a demanda que se apresentou.

Nenhum comentário: