RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MPF CONFIRMA RETIRADA DE NÃO-ÍNDIOS DE TERRA TEMBÉ

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (11) informando que continua valendo a sentença judicial que obriga a retirada dos não índios da Terra Indígena Alto Rio Guamá, área dos Tembé, localizada no nordeste paraense. Segundo o órgão, o local está se tornando novamente uma área de conflito.

O MPF afirma que recebeu uma denúncia por vereadores do município de Garrafão do Norte, na mesma região, de que a unidade de Belém do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estava divulgando à população que a retirada não iria acontecer, e que se fosse, seria aos poucos.

Ainda segundo os vereadores, as informações do Incra estariam provocando nova tensão entre os indígenas e não indígenas. O último conflito na região ocorreu no início de dezembro de 2014, quando cinco pessoas ficaram feridas durante um tiroteio.

De acordo com o MPF, a retirada depende da conclusão de um plano de trabalho do governo federal em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

(DOL com informações do MPF)

Nenhum comentário: