RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Câncer de mama acomete também os homens

Quarta-Feira, 15/10/2014, 09:24:11 - Atualizado em 15/10/2014, 10:09:04

câncer de mama atinge principalmente, mulheres, porém a doença também acomete os homens já que as glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto masculino, e embora nos homens as glândulas sejam em menor quantidade, elas também estão propícias a apresentar e desenvolver o câncer de mama, só que em menor proporção.
Pode-se dizer que o câncer de mama é uma doença rara no homem. Para cada 100 mulheres apenas um homem é diagnosticado com a enfermidade, porém, que neste caso é um tipo de câncer não muito frequente e geralmente um estágio mais avançado.
A idade média de apresentação da doença é dos 65 aos 70 anos, cerca de 10 a 15 anos mais tarde que nas mulheres e assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama masculino tem a sua causa ainda desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como:
- Fatores genéticos: pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;
- Fatores ambientais: alguns autores descrevem que esse tipo de câncer de mama está associado ao tipo de trabalho da pessoa, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes;
- Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo - desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama;
- Outros fatores que podem desencadear a doença são: orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, em virtude de, normalmente, processos tumorais), sedentarismo, obesidade, tabagismo, dieta rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Na maioria dos casos a detecção da doença é feita em estádio avançado, o que pode dificultar o tratamento pois o principal motivo dessa demora no diagnóstico é o preconceito. Pelo fato do câncer de mama ter as mulheres como alvo, na maioria das vezes, há falta de conscientização sobre a importância dos exames de rotina e a melhor maneira de combater a doença é a informação.
Quando existe a queixa de um nódulo a forma de diagnóstico utilizado para detectar o câncer de mama masculino é feito através do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor. O tratamento irá depender do estágio do tumor, podendo ser feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. 
Os médicos alertam para a importância do autoexame independente do sexo e além disso, a prática de exercícios físicos aliados a uma alimentação balanceada são os grandes aliados na prevenção da doença.            
O tratamento do câncer de mama masculino geralmente segue os mesmos princípios do tratamento do feminino e a cirurgia ainda é a principal ferramenta terapêutica, sendo que a quimioterapia e radioterapia podem ser indicadas. 
(DOL com informações dos sites Saúde, Mais Saúde e Brasil Escola)

Nenhum comentário: