RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quinta-feira, 24 de julho de 2014

TRAIRÃO E MELGAÇO - CIDADES COM MENOS HOMICIDIOS

Cidades estão entre as com menos homicídios (Foto: Thiago Araújo/Arquivo)
Mesmo com uma das piores rendas per capita do país e índices educacionais sofríveis, a cidade de Melgaço, na região do Marajó, é considerada uma das cidades com menos assassinatos do país. Segundo o “Mapa da Violência 2014” há cinco anos o município paraense não sabe o que é um homicídio.
Com uma população de 25.374 pessoas, a cidade registrou zero homicídios entre os anos de 2008 a 2012, mostra o estudo.
Outra cidade paraense que aparece “bem na foto” é Trairão, no oeste do estado. De acordo com o mapa, a cidade de 17. 303 pessoas também registrou zero homicídios no mesmo período.
As cidades paraenses estão entre os 684 municípios – dentre os mais de 5,5 mil do país – que não registraram índices de homicídios entre 2008 e 2012. No entanto, esclarece o estudo, não quer dizer que as cidades estejam imunes a outros crimes.
Acre, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Roraima foram os estados que não conseguiram ao menos um município sem índice de homicídio.
O estudo explica ainda que se uma pessoa sofreu uma tentativa de homicídio e foi levada a um hospital de outra cidade, onde morreu, contará como óbito a segunda cidade e não onde ocorreu o crime.
A pesquisa esclarece ainda que há ainda os casos de subregistro, comuns nas regiões Norte e Nordeste. Nestes locais, a cobertura do total de óbitos, que chega a quase 100% nas demais regiões, fica em apenas 85,9% e 88,8%, respectivamente. Por isso, o estudo alerta a considerar com cautela as cidades sem nenhum homicídio.
(DOL)

Nenhum comentário: