RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

domingo, 6 de outubro de 2013

Jacareacanga avança em melhorias e o Bairro São Francisco ganha investimentos



Exiba 2.JPG na apresentação de slidesExiba 1.JPG na apresentação de slides
Jacareacanga - A sede do município de Jacareacanga nos últimos anos vem passando por um crescimento econômico e demográfico acentuado. Prova disso são as edificações de novas unidades residenciais, reforma e ampliação de alguns domicílios, bem como a ampliação do comércio local, com a construção de hotéis, instalação de novas lojas entre outros ramos de negócios. 

O governo municipal com uma administração saneada e adimplente tem conseguido firmar convênios com o Governo Federal e Estadual implantando e implementando políticas públicas que venham atender o anseio da população local. Calçamento de ruas, esgotamento sanitário, saneamento de águas pluviais, além de a construção de novos prédios públicos são frutos de um planejamento municipal para atender a demanda populacional que cresce a cada ano e o Bairro São Francisco que é um dos bairros em plena expansão vem passando por mudanças profundas.

Fruto de uma luta encabeçada pelo prefeito Raulien Queiroz ainda em sua primeira gestão em 1993, a primeira parte da regularização fundiária da sede do município só veio acontecer em 2010 e o São Francisco foi o primeiro bairro de Jacareacanga a ser contemplado com o título fundiário.   Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes-SEMUTRANS o São Francisco possui aproximadamente 280 domicílios, ainda de acordo com a SEMUTRANS há dezenas de novas edificações domiciliares. “Isso demonstra o crescimento demográfico e econômico de Jacareacanga”, disse o secretário de obras Reinaldo Queiroz. “Estamos realizando no bairro serviços de urbanização com aberturas de vias e recuperação de outras, e estamos fazendo a pavimentação das vias com piçarra”, conclui o secretário.
O São Francisco conta atualmente com três obras públicas. O prédio da Unidade Integrada de Polícia construída pelo Governo Estadual foi concluído e está em pleno funcionamento. A escola de educação infantil está sendo edificada dentro dos mais modernos padrões de arquitetura, o prédio de formas arrojadas em breve estará ofertando uma educação de qualidade ao público infantil. 
Exiba 11.JPG na apresentação de slides Exiba 6.JPG na apresentação de slides
Na área da Saúde o bairro ganhou uma Unidade Básica de Saúde de porte 1, fruto da parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Jacareacanga. O prédio está em fase final de acabamento e em breve será entregue à comunidade local. No bairro também será construída uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS. O terreno onde serão erguidas as instalações do INSS já foi cedido ao Instituto na forma da lei.
Ano passado o prefeito Raulien Queiroz fez a aquisição de uma área de terra no São Francisco com o objetivo de atender uma demanda de déficit habitacional no município, com a doação pela Prefeitura, de lotes urbanos às famílias sem domicílios. De acordo com informações do Setor de Terras-ST, os cadastros já foram feitos e encaminhados à Secretaria de Trabalho e Promoção Social para análise e emissão de parecer social, para depois, serem enviados à Câmara de Vereadores que após passar pela Comissão de Terras,  aprovará ou não em sessão a doação de cada terreno aos beneficiários. 

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, o projeto Minha Casa, Minha Vida 1, deverá ser retomado em breve e a área do Projeto Minha Casa, Minha Vida 2 já foi reservada e deverá ser iniciado também dentro de poucos meses. 
 Exiba 17.JPG na apresentação de slides
Segundo o prefeito Raulien Queiroz, está planejada para o Bairro São Francisco a construção de uma nova unidade escolar para o Ensino Fundamental e de uma praça. “São investimentos que certamente vão atender a demanda do Bairro. Outros bairros da cidade também estão recebendo melhorias. Aos poucos vamos construindo o sonho de uma cidade limpa, organizada, com prédios públicos de qualidade, ruas saneadas e calçadas com arborização. Ainda temos muito a avançar, mas aos poucos vamos construindo com a ajuda da população a cidade que queremos”, disse o prefeito.
Matéria e imagens Nonato Silva
Coordenador de Comunicação Social da PMJ
e Repórter Fotográfico Free lance


Nenhum comentário: