RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Carga ilegal de madeira é apreendida em Dom Eliseu

Carga ilegal de madeira é apreendida em Dom Eliseu (Foto: PRF/Divulgação)CRIME AMBIENTAL

Madeira serrada de várias espécies foi apreendido no município de Dom Eliseu (Foto: PRF/Divulgação)
Cerca de 29 metros cúbicos de madeira serrada de várias espécies foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 19 da rodovia BR-010, município de Dom Eliseu, sudeste paraense. O material estava sendo transportado ilegalmente em um caminhão de placa da cidade de Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco.
Durante a fiscalização do veículo e da carga, o condutor do caminhão, identificado como Lindemberg Brito da Silva, apresentou a documentação fiscal e ambiental para efetuar o transporte do material, onde declarava que a carga de madeira serrada diversa seria na quantidade de 16 metros cúbicos e veículo transportador da madeira seria um caminhão com emplacamento na cidade de Petrolina, também em Pernambuco, divergindo, portanto, do veículo flagrado.
De acordo com a PRF, os agentes suspeitaram também da quantidade de madeira declarada nos documentos fiscais, que não seriam compatíveis com a quantidade visualizada. Fora procedida a cubagem da referida carga, conforme diretrizes gerais de fiscalização ambiental, e foi constatado que o carregamento era na realidade de 29 metros cúbicos de madeira serrada, excedendo em quase 100% o valor declarado.
A quantidade apreendida divergiu da Guia Florestal declarada em sua quantidade e na identificação do veículo transportador.
O Condutor afirmou que a madeira tinha sido embarcada em uma serraria localizada numa cidade conhecida como Iucapim, em Paragominas, no Pará, e teria como destino a cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco.
O veículo e a carga foram retidos no posto da PRF em Dom Eliseu, e está à disposição dos órgãos ambientais.
(DOL com informações da PRF)

Nenhum comentário: