RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DUDIMAR E O PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O parlamentar é natural da comunidade São Luiz do Tapajós, município de Itaituba, sudoeste paraense, região extremamente carente de atendimento médico. Na comunidade aonde o parlamentar nasceu faz muito tempo que não recebe atendimento médico, a não ser em período eleitoral quando médicos “candidatos” visitam as comunidades.
  
E segundo Deputado Dudimar Paxiuba: “A discussão efervescente no âmbito da Câmara dos Deputados, sem dúvida, é com respeito à Medida Provisória Nº 621/2013 que institui o Programa Mais Médicos”. “O Programa Mais Médicos tem como finalidade a formação de recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde, objetivando a diminuição de carência de médicos em determinadas regiões e a redução das desigualdades regionais na área da saúde”.

“Faz-se necessário à providência adotada pelo governo para suprir a estúpida carência de Médicos em várias regiões de nosso país? A resposta é óbvia que sim. A prestação de serviços na atenção básica em saúde no País precisa urgentemente de medidas que possam resultar em proveito da melhoria à população atendida pelo SUS”.

Um ponto de realce na MP é o que trata da reordenação da oferta de cursos de medicina e vagas para residência médica, com prioridade para regiões de saúde com menor relação de vagas e médicos por habitante; e com estrutura de serviços de saúde em condições de ofertar campo de prática suficiente e de qualidade para os alunos.

“De fato, há regiões em nosso país, e aqui gostaria de enfatizar centenas de comunidades na Amazônia, que necessitam urgentemente de ofertas de vagas para residência médica em centros mais próximos que possam amenizar a carga de trabalho em decorrência do número reduzido e em muitos casos até mesmo da ausência completa de profissional da Medicina”.

Nenhum comentário: