RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MANAUS TEM 7 FACULDADES ENTRE AS PIORES DO BRASIL

Instituições ficaram abaixo da média satisfatória no Índice Geral de Cursos (IGC), com notas 1 e 2, numa escala até 5; equipes do Ministério da Educação (MEC) vão às faculdades e darão prazo para adequações


Faculdade Boas Novas obteve a nota mais baixa: 1
13 DE DEZEMBRO DE 2012 ÀS 16:41

D24am - Sete faculdades de Manaus ficaram abaixo da média satisfatória no Índice Geral de Cursos (IGC), com notas 1 e 2, numa escala até 5. São todas particulares e correspondem a 41% do total de Instituições de Ensino Superior da capital. A pior nota em 2011 foi obtida pela Faculdade Boas Novas, que obteve índice 1. Já a Ulbra, Ciesa, IEAS, Materdei e Táhirih obtiveram conceito 2. Equipes do Ministério da Educação (MEC) vão às faculdades e darão prazo para adequações.

O mau desempenho pode levar as instituições a sofrer corte no número de vagas oferecidas e a perder o direito de abrir novas turmas. No ano passado, o MEC cortou 448 vagas em quatro cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia de faculdades de Manaus que obtiveram resultado insatisfatório na avaliações do órgão.

As três instituições de Ensino Superior públicas do Estado, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberam conceito 3 no IGC.

Os resultados dizem respeito ao ano de 2011, quando foram avaliados 8.665 cursos das áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, pertencentes a 1.387 instituições de Ensino Superior.

Entre os cursos avaliados, estão os de Engenharia (civil, elétrica, controle e automação, mecânica, química, de alimentos, de materiais e produção mecânica), Matemática, Física, Computação, Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial e em Redes de Computadores. Também foram analisados cursos como Arquitetura, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Música. O índice é a média do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O IGC é avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

UEA

O curso de licenciatura em Geografia da UEA está entre os melhores do País, alcançando conceito 5 no Enade. Outro curso que também recebeu conceito 5 no Enade é o de licenciatura em Geografia que integra o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertado na capital.

Nenhum comentário: