RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CACIQUE DESAPARECIDO É ENCONTRADO

Quarto Poder

O cacique Valdeci Tembé, que estava desaparecido desde o fim de semana, após ter sido alvo de emboscada de grupos de madeireiros ilegais em Nova Esperança do Piriá, no Pará, foi encontrado por agentes da Polícia Federal na casa de um colono, a 60 quilômetros (km) do local do conflito. Segundo informações do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), o cacique, que fugiu pela floresta durante o ataque, foi encontrado em boas condições de saúde.

No sábado (1º), madeireiros tentaram impedir o trabalho dos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que eram guiados pelo cacique, no município paraense, perto da divisa com Paragominas. 

No local, há um importante foco de extração ilegal de madeira dentro da Terra Indígena Alto Rio Guamá. Os servidores do Ibama foram rendidos por madeireiros armados e só foram libertados no domingo (2), após negociação com o coordenador da ação do órgão federal, Norberto Neves. Nenhum servidor do Ibama ou policial ficou ferido ou sofreu agressão física.

Nenhum comentário: