RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

terça-feira, 11 de maio de 2010

DOCUMENTO NÃO PODERÁ MAIS SER PLASTIFICADO

Terça-feira, 11/05/2010, 08h16
Belém - As carteiras de identidade expedidas pela Diretoria de Identificação da Polícia Civil não poderão mais ser plastificadas. A medida é uma forma de evitar fraudes com uso de documentos falsificados. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as carteiras de identidade deverão ser conservadas em uma carteira plástica, para facilitar a identificação da legitimidade, através da tarja que envolve o documento (talho-doce).

A medida será adotada a partir do próximo dia 20, quando as novas cédulas emitidas pelo órgão passarão a vir com um aviso em vermelho com a inscrição “não pode ser plastificado”. A Diretoria de Identificação da Polícia Civil contará, neste mês, com 450 mil carteiras plásticas que serão entregues aos usuários juntamente com os documentos de identidade.

Segundo o diretor da Divisão Civil da Diretoria de Identificação, papiloscopista Antônio Ricardo Moura, a plastificação de carteiras de identidade inviabiliza a análise primária do documento em um de seus elementos de segurança, no caso, o alto-relevo das bordas. Dessa forma, a identificação de um documento falsificado passará a ser mais fácil.

Ele ressalta que, praticamente todos os meses, o órgão recebe documentos falsos para verificação de autenticidade. Atualmente, a Diretoria de Identificação emite, em média, 30 mil documentos de identidade por mês no Pará. (Diário do Pará)
----------
Foto RP  meramente ilustrativa

Nenhum comentário: