RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CUTUCARAM ONÇA COM VARA CURTA

Numa entrevista exibida na noite deste domingo na TV francesa TF1, o cacique Raoni, chefe dos Caiapó, ameaçou "matar os brancos" que construírem a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Raoni, que ganhou o mundo com o cantor Sting defendendo a preservação da Amazônia, falou rodeado de crianças da tribo, adiantando porém que poupará "as crianças dos brancos". A equipe francesa, que enfrentou sete horas de avião e canoa para encontrar a celebridade internacional, "de idade indefinida", ouviu dela que "já é hora de recuperar o que é nosso" e que "pedi a meus guerreiros que se preparem para a guerra e também avisei às tribos do Alto Xingu".

A reportagem relata a fama de violência dos Caiapó, que estão na floresta "há centenas de anos e que evoluíram do arco e flexa à internet". Diante das câmeras ele "implorou" a Jacques Chirac (ex-presidente da França) e a Nicolas Sarkozy (o atual), para que impeçam o presidente Lula de construir a barragem no rio Xingu". A TF1 explicou que se trata de um afluente do Amazonas, numa região de 500 km2 de florestas, que seriam inundados, desalojando "à força" 20 mil pessoas.
Blog do Ercio Bemerguy
-------------Remendo RP
Quando prestei por 12 anos trabalhos ao Orgão Indigenista Federal/Funai, conheci o velho Cacique Txucarramãe Raoni, temido por outras etnias inclusive os "Brancos" por suas façanhas como Cacique contendo com flechas e até carabinas, invasores de suas terras, coletores, pescadores, garimpeiros;. Para conter um pouco o ímpeto do Cacique e seus guerreiros, a Funai no decorrer da década de 90 criou a Administração Regional de Colider e nomeou como administrador o sobrinho do velho indio, Megaron, para pacificar o velho e bravo indigena, coisa que conseguiu fazer; porém agora é outra história, ninguem irá conseguir segurá-lo; antes de conseguirem "fazer a cabeça" do grande Guerreiro Txucarramãe, ele e seus comandados irão aprontar poucas e boas. Não adianta conversas fiadas com ele e nem presentinhos como miçangas e espelhos. Falando em espelho isso o torna mais feroz, pois se acha feíssimo, e mais feio é ver a cara dele "fulo da vida". Todo cuidado é pouco com Raoni. Ah sim... na lingua tribal Raoni quer dizer: ONÇA. e aí torna uma velha afirmação: Cutucaram a onça com vara curta!

Nenhum comentário: