RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sábado, 15 de maio de 2010

AGUIAR VAI VIRAR ÁGUIA(r) OU AGÚIA

Clímaco com acento agudo

Como resolvi grafar o sobrenome mais usado do prefeito Valmir CLÍMACO, com acento agudo, tenho recebido alguns comentários a respeito do assunto, todos em tom de crítica.

Agradeço aos leitores amigos que visitam o blog, mas, gostaria de informar, que embora todos que conhecem Valmir tenham se acostumado a pronunciar seu sobrenome sem o acento agudo no I, sendo assim uma palavra paroxítona, na verdade, o correto é CLÍMACO, uma palavra proparoxítona, com acento agudo no I, palavra que traduzida do grego KLIMAX, aportuguesado para Clímaco, significa A ESCADA.

Sei que isso não vai fazer com que se mude o modo de pronunciar o sobrenome do prefeito, mas, ao menos na forma escrita deve-se fazer a coisa direito.

Ninguém vai se estranhar por isso, mas, sinto-me no dever de fazer esse esclarecimento, pois o Climaco (sem o acento agudo) não existe. 
Blog do Parente
-----------
Remendo RP
Meu querido amigo, jornalista e bom de letra Jota Parente, que assina o conceituado jornal eletrônico jotaparente.blogspot.com, provoca uma discusão que denota não situação de gracejos e sim seriedade, mas como pessoas inteligentes tem imaginações férteis, a pequena  e séria matéria de Parente, me remete a imaginar que muitas pessoas farão buscas na vaidade para explorarem novo padrão para chamar suas atenções através de seus sobrenomes e isso pode concorrer para outras pessoas que não são vaidosas  abominarem seus novos nomes.

Minha genealogia origina-se ou faz passagem por Jaguaruana estado do Ceará ja em confluencia com o Rio Grande do Norte, então qualquer ilação ou referencia aos Arigós (Cearenses)  me incluo no meio dessa gente desbravadora da qual por naturalidade também sou um Arigó.

Mas, voltando a colocação de Parente sobre o nome de Climaco, ele fundamentalmente explorando nuances da Gramática Histórica faz um chamamnento para a grafia que julga correta do sobrenome de Valmir, Clímaco; o mesmo Climaco que na verdade como prefeito falta muito para  chegar ao CLÍMAX de sua gestão séria como prefeito, por escalar em seu time de secretarios maus jogadores, que na verdade são perdedores de outras pelejas.
 
Permeando meu pequeno comentário com meu peculiar bom humor, faço uma chamamento para a seriedade das coisas que poderão acontecer se buscarmos a evolução gramatical historica e reconsiderarmos alguns nomes. Pelo amor de Deus não perrmitam essa mudança, se não os Arigós que tem por sobrenome AGUIAR, irão querer sair voando como ÁGUIA (r)S ou ainda irão sair furando as pessoas como AGÚIA(s) e isso contrariará o ja enfurecido meu amigo Zé  Curica. Ja pensou se o mesmo critério ensejado por Jota Parente para Climaco usarmos em CÚrica?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Walter Tertulino, sou cearense narural de Jaguaruana e moro em Fortaleza. Às pessoas gostam de chamar os cearenses de arigó de um modo pejorativo devido os alencarinos serem pessoas determinadas e aventureiras, daí uma pontinha de revolta. Vez por outra acesso o seu blog para me informar sobre Itaituba e região. Abraço.