RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 9 de abril de 2010

XAROPADA EM SILVIO "MAIS CEDO" VIERAM


Itaituba: Uma história de sofrimento e descaso
Para quem ficou conhecido em todo o Pará como o político que não fez praticamente nada pelo município, ter de volta á gestão municipal a figura de um ex-prefeito mal visto pelas atitudes antipáticas que tomava, foi uma bofetada em todos os habitantes da Cidade Pepita. Resta ao povo pedir a Deus todo poderoso que os êrros praticados por Sílvio de Paiva Macêdo não se repitam; e que quando a população se sentir humilhada e ultrajada não tenha medo em denunciá-lo, caso contrário os sofrimentos poderão ser piores.

Com a decisão do prefeito Roselito Soares em deixar a gestão pública do município de Itaituba, foi conduzido á chefia do Executivo Municipal o vice-prefeito Sílvio Macêdo, que na década de 80 conseguiu um feito inédito na política itaitubense: desarrumou tudo o que sobrou dos ex-prefeitos

Macêdo sabe muito bem que governar o município de Itaituba, que outrora foi conhecido como a cidade pepita por ser grande produtora de ouro, não é tarefa para quem apenas pensa em tirar proveito financeiramente. Ele também sabe que atualmente o município atravessa uma situação bastante difícil no que diz respeito ao soerguimento financeiro de um dos municípios mais importantes do Pará.
Quem conhece o cidadão Sílvio Macêdo sabe, também,que ele é chegado a mostrar abertamente sua gana em enriquecer cada vez mais. E tal afirmativa é do conhecimento do ex-prefeito Roselito, que antes de expirar o prazo para deixar o governo municipal – quase ou mais de dois anos -, não pensou no mal que estava fazendo ao passar o cargo ao vice-prefeito. Na década dos anos 80, a então a A Província do Pará publicou uma edição... (leia mais) http://wwwblogdoxarope.blogspot.com/
------------
Remendo RP 
Paiva Macedo, familia tradicional e genuinamente Itaitubense composta de pessoas de bem, teve em Silvio Macedo a arrancada para ser conhecida regionalmente primeiro quando a grande sorte bafejou com os treze pontos na loteria esportiva, que tornou Silvio Macedo um  bon-vivant em que tantos tontos não tão tolos o rodeavam em busca de uma talagada de Scott, um bom violão, a companhia de um homem importante fazendo seresta ao luar que coloriam de  mais azul as noites estreladas da Cidade Pepita. Em muitas ocasiões a festança só não era maior nas noites azuis,  quando o vermelho carmesim  dos exagerados assassinatos em vias públicas  levavam a "turma da viola"  à velar um amigo "decujo" encaminhado para a cidade dos "pésjuntos" .
Talvez a figura de playboy começou a ruir realmente com a tão malfada administração como prefeito do municipio, depois como empresário do ramo de aquisição de ouro. Não conseguiu se desvenciliar da figura de bon-vivant pois insistia em mostrar sua face de boêmio, vivia cercado de alegrias, comemorações sociais, até por longo tempo residiu em sua casa  um grande astro da MPB (na época) Chico da Silva que era "bancado" pelo amigo-empresario-politico Silvio de Paiva Macedo. O grande Silvio figura benquista nos meios sociais da região deixou indelevel no coração e mente do Itaitubense a figura de um empresário fracassado, politico falido, e amigo distante que não conseguiu construir em seu apogeu de homem bem sucedido nem mesmo amigos que lhe acolhessem nos momentos das "vacas magras".
A grande obra que seu governo deixou além das barbeiragens foi quando erigiu uma homenagem ridicula  ao seresteiro (bunda mole) que Roselito tão sabidamente derrubou da frente da cidade.
Vejam bem: -Tenho por Silvio Macedo profundo respeito e primo de seu respeito e consideração, por qual sou muito grato, a exemplo de milhares de pessoas, mas não se pode esconder o temor de sua administração como prefeito pelas seguintes razões:
-Teve a oportunidade de ganhar a sorte grande na loteria.
-Empresariou e foi o pioneiro em lojas de moveis e equipamento na cidade
-Foi Prefeito de Itaituba no tempo das vacas exageradamente robustas
-Foi um sucedido empresário de aquisição de ouro, e não conseguiu firmar-se economicamente, não conseguiu administrar sua riqueza, e urge uma resposta para essa pergunta: -Como irá conseguir administrar recursos dos outros? Os recursos da Prefeitura? - Quem acredita em sua administração?

Em situações normais, através de um eleição nem Silvio acreditaria que poderia ser um vereador em Itaituba imagine Prefeito!
Que mancada Roselito!
Na verdade conheço Silvio como uma mal adminsitrador nunca como um desonesto.
QUEBRANDO O GELO
O SILVIO É UM CORRUPTO!!!
Esta historinha é interessante e verdadeira, veja!
-Nêgo Leôncio uma figura amolecada tal qual o Neneca que todos gostavam,  frequentou durante algum tempo quando tinha merenda a segunda série  do "Primário" no Alice Carneiro, morava e era assistido por Silvio Macedo que nessa ocasião era candidato a prefeito. Mostrava-se agradecido por tantos beneficios  que ganhara de seu protetor e amigo; ninguem nunca via Silvio sem seu fiel escudeiro, em todas acontecimentos sociais (e eram muitos) a presença de Nêgo Leôncio era a sombra de Silvio, ja que esse era esbanjador e Leôncio tirava sempre uma casquinha para seus parentes. Em certa ocasião em um comicio, bem em frente da Compra de Ouro que trabalhava com a equipe de Silvio (Hugo de Mendonça) com muita gente se agrupando para conhecer melhor  o candidato Silvio de Paiva Macedo (Um homem da terra) que todos queriam...  abruptamente interrompe o discurso do futuro prefeito,  quem??? Nêgo Leôncio, que tomando das mãos de Silvio o microfone, revelando gratidão pelo patrão, sob forte emoção, em prantos, abraçando o amigo e benfeitor  e futuro prefeito disse:
-Votem nesse bom homem!
-Votem em Silvio Macedo?
-Esse homem foi quem deu uma geladeira pra minha mãe?
-Deu todos os móveis para casa!
-Esse homem aqui, deu uma casa pra minha mãe!
-Gente.... gente... esse aqui é o Silvio Macedo!
-Gente... por favor me escutem...gente esse homem é...é...é...
-Gente, Silvio Macedo pra mim... é um corrupto.... Buáááá´!!!!
Cabo Virgolino, um atarracado e truculento militar da Policia, de onde estava, sob a orientação de um assessor que recebera uma "piscadela" de Silvio, fez sinal para Leôncio descer do caminhão, deu-lhe  um abraço de tamanduá e sumiu por baixo da caminhão com o emocionado cabo-leitoral de Silvio, por la mesmo ficaram até o encerramento do comicio que não durou mais que um quarto de hora.
Foto: RP

2 comentários:

Suely disse...

Coragem para ser sincero sempre deve ornar o coração de um homem sério. Parabens Walter pela sinceridade, sou amigo de Silvio e sei que ele deve trabalhar dia e noite para se livrar da fama de mau gestor publico quando foi prefeito em Itaituba, e no tempo em que dava pra fazer excelente governo e construir um nome forte ja que naquele tempo não havia a miseria no municipio e ninguem vivia pedindo apoio na prefeitura
ou8 para politicos.

L. C. Furtado disse...

Parabens Tertulino pela lembrança, me lembro bem da campanha do Silvio, além do Nego Leôncio existiam mais perolas que tornam a época interessante hoje, voce se lembra do Nego da Lucy, Dibirrado, Neneca, Endiabrado, Leão da Sinhá,? -Estava essa turma depois de um comicio do Silvio em uma festa no paroquial na ocasião em que alguns desses estavam "brechando" as gatíssimas que iam ao banheiro, numa ocasião em que era a vez do Endiabrado brechar as formosuras ele demorou-se demais vendo a gata pelo buraco, impacientes os que estavam na fila aguardando a vez de espíonar tambem empurravam os da frente, e nada do Endiabrado dar vez para outro amigo, ocasião em que colocou as mãos no buraco e disse aqui ninguem olha mais nada... ninguem ja disse! - Porque? perguntou Neneca que estava na vez e a resposta veio rispida: É a mamãe porra que ta mijando!!! aqui ninguem olha nadaaaaaa