RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ALDEIA KARAPANATUBA GANHA GRUPO GERADOR


Jacareacanga - Resgatando um compromisso de campanha e atendendo os anseios da aldeia de Karapanatuba, o prefeito Raulien Queiroz, mandou entregar ontem (15/04) à comunidade um grupo gerador composto por um motor de 3 cilindros e um gerador de 30kva, além da rede de energia com aproximadamente 450 metros de extensão. A entrega aconteceu na própria comunidade e contou com a presença do vice-prefeito Roberto Crixi (Cacique da aldeia), do presidente da Câmara Raimundo Batista Santiago, do secretário de administração Luiz Henrique e de assessores da prefeitura.
A aldeia Karapanatuba formada há pouco mais de 7 anos, fica localizada na margem direita do rio Tapajós, em frente à sede do município, há cerca de 15 minutos de lancha, tem uma população de cerca de 200 pessoas.
Para o vice-prefeito Roberto Crixi, há mais de 12 anos que a população da aldeia Karapanatuba almejava a construção de uma rede elétrica e a instalação de um grupo gerador com potência suficiente para atender a demanda local. “Agora o prefeito Raulien Queiroz tornou possível a realização desse sonho” comemora Roberto Crixi.
A aldeia Karapanatuba está se preparando para sediar mais uma assembléia indígena Munduruku versão 2010, que vai acontecer a partir do dia 17 e deve encerrar no dia 19, dia alusivo ao povo indígena. Para o prefeito Raulien Queiroz, que lamentou não poder fazer a entrega pessoalmente por não estar bem de saúde, a aldeia Karapanatuba, como as demais comunidades indígenas, receberão políticas públicas que tem o objetivo de proporcionar o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. “Ter energia elétrica em casa também é um direito do cidadão. Foi um compromisso firmado com a comunidade que só agora foi possível resgatá-lo”, disse o prefeito.
Além das obras que estão sendo realizada na sede do município, como a construção de 146 banheiros sanitários e mais de 8 mil metros de rede para esgotamento sanitário e construção de sistemas de água no bairro Bela Vista e São Francisco, que vão atender mais de 1.400 novas ligações de água potável, com investimentos na ordem de 8,6 milhões de reais, a prefeitura está construindo uma escola nas comunidade São José e uma e uma nova creche na comunidade de porto rico.

Texto e Fotos
Nonato Silva
ASCOM-PMJ

---------------Remendo RP 

Além  do Grupo Gerador a prefeitura levou outros investimentos à Aldeia, que sediará nos dias 17/ a 19/04/2010  mais uma Assembleia Indigena onde será discutido assuntos como saúde, educação economia tribal, vigilancia e proteção das Terras Indigenas, e relações interinstitucionais. 
-----
 No flagrante mulheres indigenas preparam comilanças para a festança que deverá acontecer paralelo à assembléia.


Nenhum comentário: