RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

-QUE CULTURA!


Vevi, coiza pôde!

ANA JÚLIA EM ITAITUBA INAUGURA OBRAS IMPORTANTES


Itaituba - Muita gente mesmo se aglomerou na Orla de Itaituba para participar da cerimônia de inauguração do maior cartão postal da sede do município, que foi a principal obra inaugurada pela Governadora Ana Júlia Carepa, que se fez acompanhar  entre sua assessoria pelos Deputados Estadual Faleiro e Federal Zé Geraldo.



Ocorreram durante a visita da Governadora alguns protestos e tumultos que na verdade  não tiraram o brilhantismo do evento, e considerando o aglomerado de pessoas alguns da base aliada do governo municipal e outros grupos contrários encenaram divisões, contendas e brigas, como a cena em que o Vereador Dadinho Caminhoneiro é flagrado em vias de fato com Raimundo da Costa Bilby o Rosimar. Interessante é que os ânimos deviam estar alterados mesmo pois até então o pacato Dadinho perdeu as estribeiras e encenou, segundo o registro fotográfico fundamentos de karatê, enquanto Rosimar parece dizer "segurem a fera"

Uma coisa é certa Ana Júlia com sua presença em Itaituba, promoveu casamentos políticos, divórcios, ascensão de novos bajuladores  o fim de alguns, restaurou o sorriso do Afábio, criou força demoníaca  no pacato cidadão Dadinho, e lavou a alma mesmo sem a Agua Sulfurosa de Roselito Soares.

Sinceramente, Itaituba, apesar da omissão de muitos secretários e assessores inserviveis ja que nada fazem, no Goverso Soares, apesar da crescente e incontrolavel população urubulesca...  nossa Joia Falsa está, mais bonita, mas falta muito para ser a Cidade pepita de nossos sonhos.

Apesar dos tumultos, dos apupos, do puxa puxa, esfregões, dos fogos, dos papagaios de piratas e bajuladores  a festa foi bonita e Itaituba merece, Ana Julia e Roselito não merecem tantos aplausos, eles cumpriram apenas com suas obrigações.

"Quando DEUS nos chama pra fazer algo, Ele prepara o caminho, e nos dá as ferramentas para fazê-lo"  - Coisas do Grande Arquiteto do Universo

MATÉRIAS QUE PROVOCARAM COMENTÁRIOS


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "EXIBIÇÃO BARATA: CALMA BEZERRA, MUITA CALMA NESSA ...":

 Eu acho que que vcs deveriam procurar se importar com coisas de real importar e não com besteiras como essa,a maneira de agir da policia só diz respeito a propria instituição e aos orgãos a qual ela é subordinada. portanto a pessoa que que defende ou faz opologia a qualquer tipo de crime não é diferente de quem à pratica.No minimo quem teceu esse tipo de comentario a respeito de uma tão renomada instituição como a policia civil, deve estar envolvida com a pirataria.                                                                                  

Remendo RP
O Blog preocupa-se sim com coisa de real importância, prova disso é que divulgou o desastre que um delegado fez (segundo comentários de diversas pessoas entre as quais políticos) para que esse reconsidere sua atitude altamente censurável. Sobre o direito de agir da policia dizer somente a ela você se revela uma pessoa confusa ou ignorante, pois a postura e atitude que adota um bom policial diz respeito à população que ele defende, já que não defende varas de porcos do mato e sim pessoas. E ao referir-me que o subemprego através de vendas de mídias reflete um problema de ordem social na região, não fiz apologia ao crime, e você dizer que qualquer tipo de crime não é diferente de quem o pratica concordo plenamente e lhe advirto que você querendo posar como imaculada(o) cometeu também um crime em utilizar-se de anonimato, pois esse artifício é um refugio dos medrosos e muitas vezes de covardes.

Obrigado por acompanhar meu blog, acho isso interessante, pois você prova que quer informar-se através da verdade. Temos algo em comum, que é acharmos que a Policia Civil tanto quando a Militar são instituições sérias e renomadas. É por isso que devemos aproveitar o máximo da inteligência, bravura,e disposição para o bem, do policial que comete erros ou excessos, e prevenir que esse valoroso policial transija com o erro. Quem ganha com isso é você, eu e a municipalidade.

Em tempo: Nem de montilla eu gosto imagina  fazer o post ora comentado e ter envolvimento com pirataria, sua declaração soa abusiva seria mesmo que  eu pensar que no minimo voce seria esposa(o), Filho(a), amante, ou sei la o que de algum membro da Policia Civil.



Agradeço o acesso ao RP, e estendo-lhe minhas escusas, caso se sinta ofendida(o) com minha pacifica e democrática reação.                                                                                              


Anônimo disse...
ENQUANTO ISSO OS TRAFICANTES DISTRIBUINDO DROGAS NOS DIVERSOS PONTOS DA CIDADE.OUTROS SÓ ARRECADANDO O FATURAMENTO !!ABRE DO OLHO DELEGADO, TEM GENTE AÍ QUE NÃO TRABALHA, SO VIVE NO BEM BOM, NÃO TEM EMPREGO, NEM EMPREENDIMENTO NENHUM, MAS TÁ FATURANDO EM CIMA DO VICIO DOS MENOS AVISADOS !!!!!
27 de Novembro de 2009 19:52


Anônimo disse...
Apesar de considerar que a Policia do Pará tanto a civil como militar mudaram muito e pra melhor, com concursos que estão sendo feitos e capacitação nas academias de formação, o ato praticado pelo delegado, que creio que seja um acontecimento infeliz e isolado foi de extremo exagero, deveria guardar munição para assustar sim não a poipulação e sim os ladrões que infestam as ruas da cidade. Concordo que foi puro exibisionismo. Um homem mais preparado não chegaria a esse extremo, entretanto não podemos crucificar a carreira de quem pode agir de forma mais humanizada com este aprendizado. De toda situação catastrofica se tira proveito e se aprende mais.


 Nair Simplico Cunha
28 de Novembro de 2009 14:27



Anônimo disse...
Vacilão, isso é o que pode se dizer desse delegado, coloca a vida dos outros em risco pra pegar um vendedor de CD. Vá procurar o que fazer delegado, as ruas de Itaituba estão cheias de trabalho pra policIA 
28 de Novembro de 2009 15:07



Anônimo disse...


Moro em Ji-Parara fazem dois anos, e custo acreditar que em Itaituba ainda está existindo isso.


28 de Novembro de 2009 18:28



Anônimo disse...
Caros amigos deste blogger, venho atravez deste fazer alguns comentarios com relação a o noticiario deixado aqui com relação o combate a PIRATARIA. No que diz respeito a forma como o Delegado Bezerra atuou é de total minha REPROVAÇÃO, como vocês podem saber a Policial federal tem feitos grandes prisões pelo Brasil sem ter disparado um tiro. No entanto eu não posso de forma alguma concordar com as palavras de apoio dizendo ser uma guestão social e que esses pirateiros não trazem mal algum para a Cidade de itaituba. Não digam isso por favor vcs já se preocuparam em saber como andas as questões das locadoras do municipil que trabalhão 100% com filmes originais pagando em media R$115,00 por filme, pagando imposto, funcionarios, Alvarar, contador entre outros. locadoras estão fechando as portas por essa pratica ilicita sem controle. Se é uma guestão social então que seja liberado para todos inclusive para as locadoras. Se vcs estão realmente preocupados coloque no blogger um apoio a legalidade e a honestidade, apoiar a pirataria é apoiar o crime.Caso queira fazer uma entrevista comigo e se informar mas sobre o assunto estarei totalmente a sua disposição. Um abraço a todos.

--------Remendo RP

Terei satisfação em publicar neste "informativo Eletrônico" que tem boa audiência, qualquer insatisfação de sua parte manifestada por prejuízos que sofre com relação a pirataria. Se você ver bem o âmago dessa questão verá com clareza que não fizemos apologia ao crime e sim falamos do extremo exagero do policial em perseguir ou melhor caçar, disparando tiros à esmo um vendedor de midias piratas enquanto bandidos que causam maiores prejuízos ao patrimônio da população e integridade fisica desses, nunca foi visto em Itaituba ação assim tão truculenta.

 Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PASSAGEIROS DO RASTILHO":
 Mestre Walter,


Será que o nosso amigo Elias Leão está acessando o seu blog do Oriente Eterno ?

Confira as fotos dos passageiros, a última à direita, na barra superior.
Abs.V.Schuber 


 Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAREPA E OS BLOGUEIROS":
Amigo, sua ausência foi justificada, a Simome que é da assesoria de imprensa, falou que alguns Blogueiros ela não tinha contato (e-mail,)mas agora tem porque repassei o seu.

Abraços do amigo: Anderson Tadeu Pantoja

Obs. Em janeiro estamos de volta a nosso segundo lar, pq o primeiro é Santarém 

domingo, 29 de novembro de 2009

PASSAGEIROS DO RASTILHO

Carlos Akay, Prefeito Danilo, Natalicia, Samar, Walterlan, Marcelo, Dimas, Oburé

sábado, 28 de novembro de 2009

PRAZER QUE MATA!


Maioria dos fumantes deseja abandonar o vício

O tabagismo, segundo o Ministério da Saúde, está ligado a pelo menos 50 tipos de doenças, incluindo vários tipos de câncer e problemas cardíacos. No Brasil, cerca de 23 pessoas morrem a cada hora em virtude dessas doenças. Além disso, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o cigarro mata pelo menos sete não fumantes em todo o país. Estes e outros fatores são os motivos pelos quais 56,3% dos fumantes no Pará pretendem abandonar o vício, segundo levantamento feito em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado ontem.

A estudante Rafaela Fontoura, 20 anos, faz parte deste grupo. "Desde que voltei de viagem, em março deste ano, resolvi parar de fumar e, apesar da maioria dos meus amigos ser fumante, há algum tempo eles me incentivam a não voltar ao hábito", destaca.

Ela começou a fumar aos 15 anos. No início achava ruim, mas se acostumou com a fumaça e, em apenas cinco meses, passou a consumir uma carteira (20 cigarros) por dia. "Já tive bronquite asmática por causa do cigarro, mas apesar da relação de amor e ódio que tenho com ele, confesso que foi difícil largar. Quando fui estudar cinema em São Paulo, ano passado, cheguei a fumar uma carteira e meia diariamente. Minha mãe, que não é fumante, sempre me repreendeu", complementa.

A mesma força de vontade ainda não ocorreu com o guardador de carros João Batista, 40 anos. Fumante há mais de 20 anos, ele tenta, mas não consegue parar. "Sempre dá uma vontade, acredito que a gente mesmo cria essa dependência. Mesmo longe, as pessoas passam e eu sinto o cheiro, tomo um café e dá uma agonia - o dedo coça", ressalta.

HÁBITO

No Brasil, 24,6 milhões de pessoas ou 17,5% da população com 15 anos ou mais se declararam fumantes, conforme a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab) do IBGE. No Norte, este mesmo levantamento abrange 17,2% da população, sendo a maioria homens, que respondem por 22,5% do total. Já as mulheres fumantes são 11,9%.

De acordo com o Petab, no Norte, o tabagismo é mais disseminado na área rural (20,5%) do que na zona urbana (15,8%). Outro fator importante é que o número de fumantes é indiretamente proporcional ao grau de escolaridade da população, ou seja, quanto menor a escolaridade, maior a presença de fumantes. No Norte, entre as pessoas com 15 anos ou mais de idade e mais de 11 anos de estudo, 8,2% delas assumiram ser usuárias de tabaco. Os menos instruídos desta mesma faixa etária somavam 28,8%.

Além disso, o mesmo raciocínio se aplica ao fator rendimento. No Norte, apenas 9,3% da população com renda familiar per capita de dois ou mais salários mínimos eram fumantes, contrastando com os 22,2% que viviam em domicílios sem renda familiar per capita ou até um quarto de salário mínimo. (Diário do Pará)



O Cigarro emagrece, continue fumando...!

CÂMARA REPROVA MAIS CONTAS DE EDUARDO AZEVEDO

JACAREACANGA - R$ 9.156.970,01 sem acréscimos de multa, é o vultoso valor que somam as contas do exercício financeiro de 2.004 de responsabilidade do ex-prefeito de Jacareacanga Eduardo Azevedo, que deixou de prestar contas ao Tribunal de Contas dos Municípios. Tais contas de pronto rejeitadas pelo Tribunal, por não terem sido apresentadas conforme dispõe a legislação que rege a matéria, também foram reprovadas pelo Poder Legislativo de Jacareacanga.

Nos comentários dos parlamentares ocorreu profundo incômodo em se rejeitar as contas, já que o político Eduardo Azevedo teve inestimável marco de trabalho no município, porém os julgadores disseram não entender como um homem que parecia ter uma boa assessoria contábil e jurídica não cumpriu com prazos e exigências do TCM.

Após a rejeição por 6 votos a 2 com a ausência do Vereador Hans Kabá, o presidente da Câmara Municipal Raimundo Batista Santiago, reportou-se dizendo lamentar profundamente o ocorrido, entretanto tinha consciência do dever cumprido e acrescentou que não foi julgado o cidadão e sim as contas do exercício de 2.004 quando foi prefeito. Estranha somente o descaso que Eduardo deu para o caso, em não apresentar suas contas, e ainda não ser encontrado para ser notificado para defender-se no julgamento de suas contas e que estando em lugar incerto e não sabido para ter direito ao contraditório foi dado dimensão e propagação do julgamento no Diário Oficial do Estado.

Sem dúvida alguma, Eduardo Azevedo fez profundos progressos na região no exercício de seus oito anos de mandato, e merece respeito de todos, porém seus erros ou acertos não podem ser transferidos pra ninguém.

O RP faz um DESAGRAVO aos vereadores julgadores e parte dos informativos que propagam com responsabilidade a noticia, que sempre são alvos de alguns simpatizantes e correligionários do político Eduardo Azevedo, através de achaques e ataques. Ninguém pode ser culpado ou penalizado por erros cometidos por outra pessoa.

ROSELITO EM AÇÃO POR OUTRAS PLAGAS


Flagrante de Roselito em ação por mares nunca dantes navegado, com uma cara de quem quer, e não quer nada, observe!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

EXIBIÇÃO BARATA: CALMA BEZERRA, MUITA CALMA NESSA HORA!

ITAITUBA - Segundo se comenta nas rodadas de amenidades em Itaituba com perplexidade, a Policia Civil através do delegado de sobrenome Bezerra mostrou uma faceta até então desconhecida nestes tempos modernos, de truculência e puro exibicionismo barato, ocasião em que um cidadão vivendo de subemprego vendendo mídias (CD e DVDs) nas portas do Supermercado Duvalle, foi caçado como se estivesse vendendo entorpecentes ou tivesse cometido um crime contra a humanidade. Com um aparato de caça e tiros o trabalhador embrenhou-se supermercado a dentro para não ser preso pelo truculento policial e seus pares, que ao exibir-se e deflagrar sua arma, com certeza poderia colocar em risco de morte transeuntes.

Imagina a equipe do Delegado Bezerra ao abordar em flagrante delito, traficantes, assassinos, ladrões, como irá agir? -Se em tentar prender um homem somente porque estava vendendo CDs e DVDs, exibe-se como se fosse o Tenente João Bezerra, quando prendeu Lampião e seus facínoras que assolavam o nordeste brasileiro, em 1938. Daquele tempo até hoje, se foram, Bezerra 70 anos.

Não é dessa policia que se precisa em Itaituba e região. Precisamos de uma policia verdadeiramente voltada aos anseios das pessoas de bem. Além de desvios fiscais, e de direitos autorais que poderiam causar prejuízos a alguem, o trabalho dos vendedores de mídias piratas tem tamanha contribuição social na região, já que dá ocupação a pessoas que bem poderiam estar coçando o saco ou à margem da lei, dando sim maior trabalho e ocupação para a verdadeira policia cidadã que sempre almejamos.
Fotos ilustrativas 



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CAREPA E OS BLOGUEIROS


Belém - Vic que mais parece nome de descongestionante nasal, que Deputado, ficou furioso  e deu chilique com o encontro de Ana Julia com os principais blogueiros do estado, e descabelou-se com o encontro, sem razão alguma já que a Governadora valorizando muito a forma de comunicação que estabelece os Blogs através da blogosfera teve interesse apenas em difundir as ações de seu governo.


Do encontro, e do respeito denotado pela governadora, suscita a certeza que os Blogs são fomentadores de idéias, formadores de opinião e que fazem muita diferença também na arte de comunicar, de propagar a informação.


Em nosso plano doméstico, muitos políticos amaldiçoam os blogueiros por difundirem a verdade encobertada muitas vezes por arrumações e armações desses déspotas à serviço da pilantragem e de seus interesses. Confessamos que entre os blogueiros possam existir também peças dissimuladas, vendilhões da verdade, e que se utilizam de infames reportagens ou noticias para usufruírem prestígios e amealharem migalhas de reais. O político que se preza não pode ficar refém da noticia desnudada de verdade. Aos propagadores da informação, éticos, sérios, amorais, e insanos; aos dissimulados caberá sempre o rigor da lei.


O Rastilho de Pólvora, que é parte integrante da Rede Paraense de Blogs e que navega na blogosfera já contando com mais de 16 meses, com mais de 105.000 acessos/visitas não recebeu convite especial para participar do encontro, porém se fosse convidado, e la estivesse, teria muito a mostrar à Governadora, e uma, seria uma manifestação de gratidão em saber que uma alavanca ativa da sociedade em comunicação que tem o condão de propagar a noticia que são os blogs sérios, recebe apoio e reconhecimento de uma Governadora de Estado da República Federativa do Brasil.


AS ÁGUAS VÃO ROLAR!


Deu no Blog Mocorongo que o prefeito de Itaituba Roselito Soares esteve ontem na sede da Cosanpa, em Belém, ocasião em que foi recebido pelo presidente Eduardo Ribeiro. O assunto tratado versou sobre os projetos que serão executados para melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade de Itaituba. 

Roselito muito bem acompanhado, fez-se presente ao encontro com o ex-prefeito de Itaituba Tibiriçá Santa Brígida Cunha.
 

Mesmo absorvendo severas criticas ao seu governo que realmente não emplacou neste segundo mandado, Roselito Soares não esmorece, e faz inúmeras gestões na Capital do Estado visando trazer neste momento de acomodações políticas investimentos para o município Itaitubense.


A presença de Santa Brígida à tiracolo de Roselito denota que esse velho político ainda tem muito a contribuir para o progresso de Itaituba com suas influencias nos corredores políticos da capital, e Roselito como um grande oportunista que é, usa desse apoio preciso e necessário.

ITAITUBA UNIDA CONTRA A DENGUE


Itaituba: Combate a Dengue


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu de 11 a 23 de Novembro intensa campanha de conscientização de prevenção e combate a Dengue. A Campanha da Mobilização com o dia "D" no dia 23 esteve em todos os bairros para orientar os moradores de todos os bairros da cidade sobre os perigos de infestação pelo Aedes Aegypty.

   
Os esclarecimentos foram feitos com o lema "Itaituba unida contra a Dengue" para que o próximo inverno não haja riscos maiores de infestação, com a identificação de possíveis criadouros do Mosquito, orientando os moradores para que evitem a proliferação da doença.

A Campana de forma sistematizada foi feita de maneira sistematizada com exposição de vídeos referentes ao tema da campanha, distribuição de panfletos educativos, verificação da evolução do mosquito por meio de microscópio eletrônico, exposição de Banners com imagens dos bairros com maior índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

No dia D, na barraca de ventos culturais na orla fluvial houve uma concentração de ação com encerramento da mobilização com stand de exposição de fotos relacionando os bairros onde as ações estão ocorrendo, e uma seqüencia evolutiva de imagens de criadouro do mosquito coletadas nos bairros de acordo com o índice da infestação.

Mas independente das campanhas que intensificam a questão dengue, a Secretaria de saúde Horenice Cabral esclarece que diariamente são feitas ações de combate e conscientização contra a Dengue, com visitas diárias dos agentes de saúde que entram vistoriam quintais,terrenos baldios e outros locais onde possa haver uma possível presença de criadouro do mosquito transmissor da dengue.

CCS/PMI



-----------Remendo RP

Realmente agora a Prefeitura está fazendo a coisa certa e jogando na mão do povo também responsabilidade. É fato que a maior parte da população ignora as campanhas de alerta, avisos de visitadores domiciliares. Não adianta depois chorar pelo leite derramado, a Secretaria de Saúde que tem a Horenice Cabral como um bom soldado quando tem boas armas, está fazendo a parte dela.



ELA NÃO É MAIS VIRGEM!


A história da propalada inauguração da Orla de Itaituba que deve mais uma vez ocorrer, e provavelmente sábado, remete a imaginar a história de uma usada e abusada "moçoila" que quer se casar de véu e grinalda, e ja deu pra todo mundo. Pode?

Na celebração, o que poderá causar transtorno na hora "H" é a falta de água "benta" e sulfurosa para as bênçãos políticas.

Ja imaginaram depois de tanto tempo ao usufruto da população somente agora inaugurarem a Orla de Itaituba? É algo fora de propósito. Pode-se observar que os pescadores de votos farão festas e os mercadores de sonhos dos Itaitubenses se regozijarão em alegria mediante o engodo ou isca lançada.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Todos os dias do atribulado são maus; mas aquele que é bom de coração tem constantemente um banquete - Prov.15:15" - Coisas do Grande Arquiteto do Universo

CANETADA CERTEIRA!

Do Espaço Aberto:

O juiz eleitoral da 89ª Zona, Wilson de Souza Corrêa, passou a caneta no prefeito e vice de Terra Santa, respectivamente Marcílio Costa Picanço e Januário Miranda Lobato. E não só eles. O ex-prefeito
Adalberto Cavalcante Anequino também entrou na canetada.

Caneta, no caso, é a sentença condenatória que pune os três com inelegibilidade por três anos, contados de outubro do ano passado, e multa de 50 mil UFIRs para cada. Marcílio e Januário também tiveram cassados seus diplomas.Os três foram alvo de uma ação de investigação judicial porque, no convite para inauguração de obras públicas, divulgado em carro som em outubro do ano passado, ficou caracterizada a propaganda em favor de Marcílio e Januário, integrantes da chapa que o então prefeito Adalberto Anequino apoiava."O abuso de poder político consiste no uso indevido de cargo ou função pública, com a finalidade de obter votos para determinado candidato. Sua gravidade diz respeito à utilização do múnus público para influenciar o eleitorado. Trata-se de uma atuação ímproba, de modo ilícito, de forma a desequilibrar a disputa eleitoral", diz o magistrado na sentença condenatória.

----------Remendo RP
e se os ventos da Justiça, mudarem e soprarem pras brenhas de Aveiro?
-Tua batata está assando Gorete... assim dizem as más línguas.

RESEX RIOZINHO BENEFICIADA

Um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e o Instituto de Pesquisas Ambientais (Ipam) está beneficiando mais de 300 famílias residentes nas Reservas Extrativistas do Riozinho do Anfrísio, do Xingu e do Iriri, no oeste do Pará.

Os R$ 150 mil repassados pela Sagri para a aquisição de 40 kits farinheira, 15 rabetões (pequenos barcos a motor), com capacidade para 10 toneladas cada, e de materiais e utensílios para a colheita do látex, da castanha do pará, e ainda para custear a formação e capacitação dos ribeirinhos. O projeto surgiu de um diagnóstico elaborado pelo Conselho Gestor das reservas extrativistas.

(Fonte: Secom)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MATÉRIA QUE PROVOCOU COMENTÁRIOS

Aline deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E OS BÁRBAROS SÃO ELES...!":
Vale apenas esclarecer alguns detalhes:
A gleba nova olinda I possue 14 comunidades e apenas 3 delas se auto denominam indios, com aproximadamente 50 familias foram a favor deste protesto e deste desfecho. As 11 demias comunidades que totalizam aproximadamente 270 familias foram contra este ato de vandalismo e dizem para quem quiser ouvir que ali na região nunca houve indio. Existem pessoas que estão ali a seculos e nunca viram indios, o proprio tio do cacique Odair, vulgo Dada diz que na familia nunca existiu indio.
O volume que se criou neste manifesto não é de pessoas moradoras de Gleba nova olinda, a balsa ficou presa na comunidade Sao Pedro que nem é dentro da Gleba nova olinda e ali junto com pessoas moradoras dali é que fizeram volume de gente!
E agora, vamos pensar um pouco no assunto e tentar investigar mais de perto os detalhes?
De onde veio o dinheiro para tanta gasolina para molhar tanta madeira? De onde veio tanto dinheiro para manter estas pessoas la por 30 dias comento de bebendo? De onde vem tanto dinheiro para passagens aereas quase que mensalmente para irem a Belem e Brasilia? Pensem, estudem, investiguem!!!

Publicar este comentário.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "MATÉRIA QUE PROVOCOU COMENTÁRIO":

Parece que estão fabricando indios na /gleba nova olinda/, e enganando a boa fé das pessoas.
O comentario sobre o assunto remete a uma reflexao sobre o que foi dito : quem esta pagando as despesas e, se o MPF sabia que ia acontecer porque não mandou a policia impedir a queima das balsas?
Gente, vamos prestar atençao no que esta acontecendo na nossa região.Tem muito colega nosso recebendo salario de Ongues estrangeiras e, fazendo o jogo deles!!!

Publicar este comentário.

SOBRE AS ÁGUAS

Apenas três homens andaram sobre as águas em toda a história da Humanidade:

O primeiro foi Cristo.
....
....
....
O segundo foi Pedro.
...

...
...
...
O terceiro foi Ivangivaldo.

...
...
...
Ivangivaldo?

...
...
...
Quem é Ivangivaldo???

O cara da foto abaixo!
Essa pérola recebi de meu amigo Zé Augusto F. Ribeiro

O JOGADOR

Itaituba - Conforme noticiou alguns Blogs que Roselito Soares ao ser perguntado se seria pretenso candidato a Deputado Estadual, confirma e ainda complementa com vaidade, que é candidatíssimo; não é fácil imaginar o homi largando o malote nas mãos de Silvio Macedo, por pouco mais ou nada. É mais confortável pressupor que a afirmação de Roselito soa como balela, ao ser constatado que trocar o certo pelo duvidoso é para aventureiros, e imprudentes e Roselito pelo que está fazendo em sua gestão municipal por Itaituba neste segundo mandato, não estaria com essa bagagem toda como diria meu amigo tricolor roxo, Bagagem, - para ganhar uma "inleição".

Já que Roselito não largaria o osso por nada, ou melhor, não largaria o malote, deixando de mão beijada para Silvio Macedo, evidencia-se que o Homi está perpetrando mais uma de suas tantas... que é tentar arregimentar o máximo da atenção das pessoas, dos políticos, para "Escolher" um candidato. Quem "me confidenciou-me" isso foi o candidatíssimo Chapelão. Nesse sim eu acredito!

Roselito é bom de pôquer porque sabe blefar! - Não teria chances pois urubu não vota e nem faz campanha pra ninguem.

domingo, 22 de novembro de 2009

GARIMPEIROS TEMEM PERDER PENSÕES E APOSENTADORIAS

O projeto que estabelece pensão vitalícia de até três salários mínimos aos ex-garimpeiros de Serra Pelada, segundo os próprios garimpeiros, ganhou um feroz adversário: o deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), que por tabela também seria contrário à exploração da mina do garimpo pela mineradora canadense Colossus. De acordo com lideranças dos garimpeiros, Rocha estaria pressionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetar o pagamento da pensão. Os garimpeiros estão pretendendo acampar em Brasília para pressionar o governo a liberar a lavra mineral em Serra Pelada.

O projeto de lei 5227, que tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, além da pensão vitalícia a quem já trabalhou em Serra Pelada, prevê também aposentadoria especial para todos os garimpeiros do país. Se for aprovado, tendência que ganha corpo a cada dia na Câmara, o projeto beneficiará mais de 20 mil garimpeiros somente no Pará.

O ministro da Previdência Social, José Simão, de quem Rocha é amigo, segundo acusam os garimpeiros, também sofre pressão do deputado para mandar arquivar o projeto de aposentadoria. O deputado Pepe Vargas (PT-RS) teria sido orientado neste sentido. Ele só não arquivou o projeto devido
à reação da Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada, a Agasp Brasil, diz a entidade.

"Já era para o projeto ter passado pela Comissão de Constituição e Justiça e ter sido encaminhado ao Senado para a sua aprovação. Mas a ação danosa do Paulo Rocha dentro da Comissão de Finanças e Tributação atrasou tudo e nos obrigou a pedir a instalação de uma audiência pública na tentativa de salvar o projeto", declarou o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte.

PREJUÍZOS
Para ele, o deputado já prejudicou em parte o sonho de 1,5 milhão de garimpeiros de
ter o direito à aposentadoria e pensão vitalícia estabelecido em lei aprovada ainda esse ano pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula. Além da Agasp Brasil, duas outras entidades de garimpeiros, a Abasp e a Freddigasp, assim como outras entidades do gênero espalhadas pelo Brasil, acusam Rocha de ter impedido que o direito previdenciário da categoria fosse colocado no Estatuto do Garimpeiro, aprovado no ano passado.

No caso da exploração da mina de Serra Pelada, o deputado também é contra, o que tem provocado a ira dos garimpeiros. Segundo Toni Duarte, durante reunião com um grupo de 15 garimpeiros em Parauapebas, ocorrida na sexta-feira passada, Rocha criticou duramente a deputada estadual de seu partido, Bernadete Ten Caten (PT) por estar ajudando os 45 mil garimpeiros sócios da Coomigasp.

Bernadete conseguiu fazer com que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) desse celeridade à análise do estudo e do relatório de impacto ambiental da área de 100 hectares da cooperativa (o equivalente a cem campos de futebol). Esse documento é uma exigência da legislação mineral para implantação da mina.

A deputada, que participou da mega-assembleia geral da cooperativa na cidade de Curionópolis, no último dia 8, conseguiu também que o órgão ambiental marcasse para o próximo dia 16 de dezembro a primeira audiência pública. A governadora Ana Júlia Carepa reforçou o pedido de Bernadete, orientando o secretário de Meio Ambiente, Aníbal Pessoa Picanço, para que atenda o pleito dos garimpeiros feito por meio da Coomigasp.

ENTENDA O PROJETO 5.227
Tramitando na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, o projeto quer garantir pensão vitalícia a quem já trabalhou em Serra Pelada, e também aposentadoria especial para todos os garimpeiros do país.

O deputado Paulo Rocha disse ao DIÁRIO que nada tem contra os garimpeiros de Serra Pelada. "O que eu defendo é que a Serra Pelada seja transferida para os garimpeiros, para que eles mesmos façam a mecanização, mas lá existe uma briga feroz entre eles. O governo só vai passar a mina para eles quando sentir que há unidade na liderança entre os garimpeiros", observa.

Segundo Rocha, o maior problema foi a disputa travada para saber qual empresa iria explorar o ouro. Ele diz que não se meteu porque era uma briga entre empresas, embora entenda que os garimpeiros deveriam assumir eles mesmos a mecanização e dialogar com o governo, buscando depois o financiamento para explorar o ouro.

Na opinião do deputado, Serra Pelada deveria ser uma reserva para exploração do pequeno garimpeiro. E cita o contrato com a mineradora canadense Colossus, assinado pela Coomigasp, como exemplo de grande empresa que está entrando no garimpo. Rocha também se diz vítima de ataques da Agasp Brasil, liderada pelo jornalista Toni Duarte. "Inventaram que eu estive sexta-feira da semana passada em Parauapebas, numa reunião com garimpeiros, quando eu estava no Rio de Janeiro".

Chamado de inimigo dos garimpeiros e mensaleiro, o deputado salienta que também nunca foi contra pensão vitalícia ou aposentadoria dos garimpeiros. A aposentadoria, segundo analisa, tem que ser discutida em conjunto, porque hoje existiria um rombo na Previdência de aposentadorias que não têm origem. Seria o caso, por exemplo, dos ruralistas. Ou seja, os ruralistas não colaboram com a Previdência. "Quem também não colabora com a Previdência, como os garimpeiros, só vai aumentar o rombo".

No caso de Serra Pelada, Rocha acredita que o objetivo dos que o criticam é limpar a Coomigasp de 42 mil garimpeiros, muitos deles já com idade avançada, para fazer a divisão do ouro entre os poucos que sobrarem. Daí a necessidade de obter a pensão vitalícia da Previdência. (Diário do Pará)

PASSAGEIROS DO RASTILHO



sábado, 21 de novembro de 2009

NOVA ENQUETE: EM QUEM VOCE VOTARIA PARA DEP ESTADUAL?

ITAITUBA - Para avaliar a intenção dos leitores do Rastilho de Pólvora, sobre as eleições vindouras para Deputado Estadual, estamos iniciando uma ENQUETE, com a pergunta: -Quem teria maior chance de se eleger Deputado Estadual por Itaituba?

Os políticos que fazem parte da enquete são os que sempre estão no centro da mídia como nomes com potencial chance de participarem do processo.
Ademar Baú
Chapelão

Edyr Pires

Hilton Aguiar

Peninha
Roselito

Wilmar Freire
Nenhum desses!



OPERAÇÃO MERCÚRIO CAUSA ESTRAGO NO TRÁFICO DE DROGAS

"MERCÚRIO" COLOCA MÃO PESADA EM TRAFICANTES NA CIDADE DE ITAITUBA
A Polícia Civil deflagrou na manhã de ontem (20), a operação "Mercúrio" para combater o tráfico de drogas na área urbana do município de Itaituba, sudoeste do Pará. A ação faz parte da continuação da operação "Normandia II" realizada no primeiro semestre do ano. Ao todo, os policiais civis cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Rômulo Brito, da Comarca de Itaituba. As ordens judiciais resultaram nas prisões de dez pessoas envolvidas diretamente com o tráfico de drogas. Elas também foram autuadas por crime ambiental contra a fauna, pois os acusados mantinham em cativeiro um macaco da espécie "Guariba" e um "porco do mato". Com os traficantes, os agentes apreenderam cerca de 500 gramas de material entorpecente, três televisores, grande quantidade de jóias, mídias "piratas", balanças eletrônicas de precisão, equipamentos de som, entre outros objetos provenientes de furto.Quatro motocicletas, que eram utilizadas para comercialização e abastecimento das chamadas "bocas-de-fumo", além de R$ 1.006,00 em dinheiro, também foram encontrados com os acusados. Um dos presos é José Ribamar Teodorico de Sousa, conhecido por "Riba", considerado pela equipe de investigação como o chefe do esquema do tráfico de drogas responsável pela ligação entre os principais traficantes de Santarém. Os demais presos são Francisco das Chagas de Sousa, de apelido "Chico"; Raimundo Sousa Silva; Débora da Luz Santos; Bismark da Luz Santos; Jocielson Ribeiro da Luz; Raimundo José Teodorico de Sousa, de apelido "China"; Leandro Garcia Nazaré Moraes; Rosalba Rocha da Silva e Isaías Sampaio Jorge. A operação comandada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas teve investigações coordenadas pelo delegado José Bezerra, com participação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), sob comando do delegado Sílvio Birro.

Fonte: Blog do Dayan/POLICIA CIVIL

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MUNDURUKU RECEBE CAPACITAÇÃO

NOVAS TÉCNICAS DE APROVEITAMENTO DA MANDIOCA E SEUS DERIVADOS BEM ABSORVIDOS POR INDÍGENAS

Aldeia Katõ/Jacareacanga - Com o apoio logístico da Secretaria de Agricultura do Município de Jacareacanga, através do Secretário Beto Strapassom, foi realizada na Aldeia Katõ do Rio Kabitutu no período de 10 a 13/11 uma Oficina de capacitação para a confecção de produtos derivados da mandioca, com a participação de 23 indígenas da etnia Munduruku que serão os multiplicadores em outros aldeamentos.

A parceria para a execução do curso de capacitação foi celebrado entre Funai, através do Chefe de Posto Marcelo Augusto, Senac, Sindicado dos Produtores Rurais e Secretaria de Agricultura; que visou especificamente o beneficiamento de derivados da mandicoca onde como produto final os indígenas aprenderam a manusear e fabricar a farinha de boa qualidade para a prática comercial do excedente, além do aproveitamento dos subprodutos tapioca, fécula, para consumo e comercialização e ração animal para a alimentação de apoio a avicultura que se inicia no Rio Kabitutu.

Uma das preocupações da Prefeitura de Jacareacanga, através da Secretaria de Agricultura, foi que o curso de capacitação buscasse reunir o máximo de multiplicadores para se disseminar as novas técnicas de manufatura com extrema responsabilidade em higiene e acondicionamento, para a agregação de valores, e os indígenas pudessem colocar no mercado e obter lucros.

Após a análise do produto beneficiado que se mostrou de excelente qualidade, conclui-se que os indígenas que participaram do curso (multiplicadores) detém a partir da realização do encontro, entendimento suficiente para expandir seus conhecimentos e crescerem substancialmente no campo comercial. Com certeza as cidades de Jacareacanga, Apui, Itaituba e outras circunvizinhas, serão centros consumidores da produção de derivados de mandioca fabricados pelos indígenas.

Agora a bola, ou melhor, a mandioca, e novas técnicas estão com eles. Mãos à obra oburé!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

E OS BÁRBAROS SÃO ELES...!

REVOLTA EM ARAPIUNS – APENAS O INÍCIO DE UMA LONGA RESISTÊNCIA DO POVO QUE RESSURGE COMO ÍNDIO MESMO COM A PRESSÃO DA SOCIEDADE ENVOLVENTE PARA QUE SEJAM APENAS COITADOS E VIVAM COMO BICHOS.

Santarém - Um ato extremo de violência verificou-se na região de Arapiuns, quando seres viventes, identificados pela antropologia como humanos e que parte da mídia quer transformá-los em bestas porque ressurgem como indios, cansados de espoliação, exploração, bradaram alto suas vozes para irromper com o descaso e atearam fogo em duas balsas que transportavam 1.500 toras de madeira, produzidas pelo corte do mesmo numero de árvores nativas, extraídas sem a devida cautela da lei já que o Procurador Federal declarou que havia indícios de que foram extraídas de forma irregular.

Dessa situação registra-se um embate que lembra os velhos faroestes americano em que Bufalo-Bill, General Custer, Mão de Ferro chacinavam os índios em nome da expansão colonizadora e do progresso e até promoviam o etnocidio como conta a história dos Últimos dos Moicanos.

Extremo ato de reação à provocação, já que não somente os incendiários reagiram e sim um povo inteiro que lhe é ainda negado o direito de existirem como indígenas sairam do prumo para reagirem à calhordice, ao abandono como estão sendo tratados. Se reagiram mal isso é outra história, porém o ocorrido tem que deixar lições e deve ser divulgado para que se possa tirar proveitos e exemplos e que algo novo tem que ocontecer por ali; entretanto os ângulos de visão para uma análise profunda da situação deve ser deslocada para todas as partes, pois no embate não havia somente o criminoso, o incendiário, os "falsos índios" como a imprensa está denominando os "ressurgidos de Arapiuns", já que a reação desses seres foi provocada por vários fatores, a inércia da Funai, a omissão de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo de Santarém, a rapinagem de espertalhões que sempre permeiam a vida das minorias com bandalheiras, e sobretudo a péssima situação em que vivem ensejando serem reconhecidos para que seus sofrimentos sejam minorados.

O que ganha o povo do Arapiuns com esse ato? -ao menos a atenção de nossas autoridades para a situação de dificuldades em que vivem e ainda a resistência em preservarem seu patrimonio natural que é a terra. Muito interessante dessa historia, é que os índios mostram uma faceta de preservacionistas, de não quererem dilapidar , destruir o patrimônio natural que circundam suas paragens e localidades, e hoje eles estão sendo humilhados pela imprensa pelos "expansionistas do progresso" porque tentam evitar, mesmo com ação radical o esbulho, a esculhambação a destruição da natureza. Como é mesmo que devemos chamar para os "donos" da madeira incinerada, que estavam promovendo a desolação, dor, naquela região através da extração da madeira? Heróis? Heróis mesmo de que batalha? A Batalha da Dominação.

A mídia registra que havia incitamento de estrangeiros na ação dos índios de Arapiuns, registra também que os gringos ou coisa assim orientavam a não aceitarem a coisa como está sendo feita; de resistirem a espoliação, à sacanagem, e tratam essas pessoas como marginais; e fato é que marginal é aquele que vive à margem da lei, extraindo madeira e riquezas de uma Terra contestada que não pode ser uma reserva extrativista porque ali tem índios, tem seres humanos que vivem naquelas paragens desde tempos em que a memória não alcança

Essas pessoas, porta-vozes da desgraça, operários da devastação que se voltam contra um povo manso e pacifico que quer apenas viver harmoniosamente bem com a natureza, não dilapidam somente a floresta, e sim a alma a historia a cultura de um povo, e para darem vazão ao processo de achincalhe, de pressão aos indios, dizem que o cacique tal, o pajé tal, o índio tal, tem naturalidade de outro estado e não pode ser índio; que quer inventar, que quer aparecer, esquecendo-se que quando o Brasil foi invadido em 21 de Abril de 1.500 havia neste gigante 5 milhões de seres humanos, vivendo sem preocupação de fronteiras, sem limites pra suas andanças; e hoje os desbravadores, os expansionistas, na verdade os verdadeiros negociadores de nosso nacionalismo, ditos civilizados, querem deixar patente que uma pessoa nascida em Pernambuco, Alagoas não pode ser índio no Pará.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLÔRES

RESULTADO DA ENQUETE
QUAL DESSES NOMES COMO PREFEITO FOI MELHOR PARA O PROGRESSO DE ITAITUBA
Silvio Macedo 1985/1988 - 5 Votos (6%)
Benigno Reges 1989/1992 - 6 Votos (7%)
WirlandFreire1993/1996 -39 Votos(46%)
Edilson Botelho 1997/2000 - 7 Votos (8%) Roselito Soares 2005/2008 - 26 Votos (31%)

- Eis o resultado da enquete realizada pelo RP. Evidentemente com os indicadores de livre iniciativa dos internautas que acessam o Blog. Foram computados 83 votos e o prefeito que os votantes escolheram como o melhor para o Progresso de Itaituba, foi WIRLAND FREIRE.

Relação em ordem de votação:
1º Lugar WIRLAND REIRE 39 votos ou seja: 46% da preferência

2º Lugar ROSELITO SOARES 26 votos ou seja: 31% da preferência

3º Lugar EDILSON BOTELHO 7 votos ou seja: 8% da preferência

4º Lugar BENIGNO REGES 6 votos ou seja: 7% da preferência
5º Lugar SILVIO MACEDO 5 votos ou seja: 6% da preferência

Obviamente que o resultado não atinge a opinião da massa popular vez que a maioria não acessa a internet, então se pressupõe que se ocorresse realmente uma consulta de massa o resultado poderia ter sido outro. Quem sabe até melhor ou mais catastrófico para algum personagem político contido na enquete.

OS PREFEITOS E SUAS GRANDES OBRAS, SEGUNDO O ENTENDIMENTO DO BLOG

WIRLAND FREIRE
Ponto Forte – P
opularizou a Administração Pública de Itaituba, precisamente o Poder Executivo, com sua gestão voltada ao mais carente; esforçava-se para levar comida àqueles que necessitavam. Como grande obra de sua gestão, foi asfaltar parte da cidade.
Ponto Fraco –
Administrava a Prefeitura com o mesmo esmero que suas empresas e há uma diferença gritante entre a gestão pública e privada.
Resumo – Deixou saudades como prefeito

ROSELITO SOARES

Ponto Forte- Inseriu em seu trabalho à frente do executivo, metodologia voltada à política partidária (o que parece ser normal) para dar sustentação às ações de seu governo e tentar alavancar o progresso da região – Abriu corredores na capital através de sua postura de homem conciliador, com facilidade de estender afagos, sendo eleito presidente da AMUT. Por trabalhos profícuos em seu primeiro mandado foi reeleito.

Ponto Fraco – Nunca conseguiu arrumar a casa (assessoria) e devido o troca troca constante de secretários e principais assessores, nenhum desses conseguiu implantar ou implementar trabalhos duradouros e eficazes em defesa da população.
Resumo – Poderá ainda deixar muitas saudades como prefeito

EDILSON BOTELHO

Ponto Forte – Foi o prefeito que conseguiu revolucionar a história da educação em Itaituba e por toda a extensão do município, não somente no aspecto de edificar escolas onde havia necessidade e sim dotar os educandários com equipamentos e insumos para seu real funcionamento. Trouxe à tiracolo de Belém o Professor Ozemias, que apesar de ser extremamente impopular irradiava competência e segurança na Secretária de Educação.
Ponto Fraco
– De um homem extremante popular antes de enveredar-se pela política, quando usava o estetoscópio pendurado no pescoço, Botelho figura mais na historia do município como um ser arrogante e ditador que perseguiu funcionários que não se alinhavam com sua ótica política. Trouxe de Belém tambem para ajudá-lo em sua administração o cunhado Carmona que se intitulava cientista político e que fez Botelho sofrer muitos reveses, ja que o "cientista politico" alimentava o cunhado prefeito segundo contam, com orientações ditatoriais. como diria meu "Cumpádi Otoniel", se cunhado fosse bom não começava com cu...
Resumo – Deixou saudades como prefeito

BENIGNO REGES

Ponto Forte – Como prefeito, com certeza Benigno foi excelente médico, sinceramente sem pontos fortes a destacar.
Ponto Fraco
– Pecou em sua administração pela inércia e omissão, deixando pessoas alheias à sua confiança deitarem e rolarem, concorrendo para isso para estar sendo contestado em tribunais de contas.
Resumo – Com certeza não deixou saudades como prefeito

SILVIO MACEDO

Ponto Forte – Silvio Macedo um bon vivant, muito estimado por seus pares e com uma vida regada à conforto na época, o Eldorado do Tapajós atrapalhou suas ações já que na época o volume de dinheiro era grande na região devido o fascínio e produção do garimpo, e com os repasses para a manutenção do Poder Executivo mantinha os salários do funcionalismo em dia sem muita dificuldade. O que era difícil era contratar gari, já que todos se direcionavam e bamburravam nos garimpos da região. Erigiu um monumento ao seresteiro (bunda mole) que maldosamente falam como sua grande obra como prefeito.
Ponto Fraco –
A administração de Silvio Macedo, classifico de inócua; mesmo no áureo tempo da produção aurífera na região, onde poderia através de uma gestão de vanguarda reinventar Itaituba, preocupou-se em administrar a Prefeitura como se fosse uma currutela, ante a imensidão do movimento financeiro que corria solta nas ruas.
Resumo – não deixou saudades como prefeito.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SUB-SEÇÃO DA OAB DE ITAITUBA ELEGE PRESIDENTE POR ACLAMAÇÃO

Itaituba - Em uma eleição por aclamação coube ao Advogado Hélio Antonio Machado, ser eleito através de seus pares para dirigir os destinos da Sub-seção da OAB de Itaituba, que adormece em meio à clamores por uma ação daquela instituição ante às necessidades que se apresentam na classe dos causídicos e em defesa da população.

É sabido que o Advogado Helio tem uma responsabilidade imensurável de tirar a OAB de Itaituba do estado de letargia que se encontra para desenvolver as atividades especificas da sub -seção, e nesse aspecto uma delas é fazer buscas incessantes na esfera judiciária do estado, para a fixação de Promotores e Magistrados no município de Itaituba.

Ladeando o novo presidente que assume a OAB de Itaituba, os Advogados Jorge Humberto e Emanuel Bentes e a esquerda Jairo que deixa a direção da sub-seção.

Muito se comentou nos dias que antecederam a eleição da OAB, da candidatura de Dudimar Paxiúba, e que esse, já teria até um planejamento para tirar a sub-seção da OAB do estado de estupor que vive, e sem maiores justificativas Dudimar saiu de cena, e ocorreu a eleição de Hélio por aclamação. O que houve? -Dudimar toldou a água pra quê mesmo? Se agora vai bebê-la junto com os demais sedentos.
Foto surrupiada do Blog do Dayan