RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

JACAREACANGA EM FOCO

AUTORIDADES ESTADUAIS VALORIZAM E PRESTIGIAM FESTA PELOS 18 ANOS DE JACAREACANGA

JACAREACANGA ALCANÇA MAIORIDADE COM ESTILO E GANHA DO PAC 8,6 MILHÕES EM OBRAS
A ascensão de Jacareacanga à categoria de Município correspondeu às expectativas de promover o desenvolvimento local. As condições de isolamento que a região estava submetida e, principalmente, a ausência de administração local, fez crescer a insatisfação e a pressão popular em busca da autonomia político-administrativa. A realização do plebiscito em 28 de abril de 1991 atendeu o dispositivo constitucional, previsto no artigo 19 da lei complementar estadual nº 001/90, de 18 de janeiro de 1990.

Através da Lei Estadual nº 5.591, de 13 de dezembro de 1991, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo então governador do Estado Jader Barbalho, ficou criado oficialmente o Município de Jacareacanga. No dia 3 de outubro de 1992, Raulien Oliveira de Queiroz, foi eleito o primeiro prefeito do município de Jacareacanga.



As comemorações sobre o 18° aniversário de Jacareacanga promovida pela prefeitura, atraíram mais de 3 mil pessoas. Uma alvorada com queima de fogos e carreata marcou a abertura das festividades na manhã do dia 10 (quinta). Na noite do dia seguinte a secretaria de educação promoveu um show de talentos, onde vários artistas da terra se apresentaram.


O evento social aconteceu na noite do sábado (12), e foi coroada com as presenças do deputado estadual Airton Faleiro (PT), da secretária de estado do Desenvolvimento Urbano e Regional Suely Oliveira, da juíza Janaina Fernandes, do promotor de justiça Maurim Vergolino, de vereadores e a população em geral. Na pré abertura, as igrejas evangélicas e católica ministraram bênçãos com cânticos e orações. O pastor Walmir Cruz da Assembléia de Deus ministrou a Palavra, engrandecendo o nome de Jesus e pedindo a Deus benção para o povo de Jacareacanga.


No decorrer da festividade, mais de 40 prêmios, destacando-se 18 bicicletas, televisor, câmera fotográfica, foram sorteados entre a população através de distribuição de senhas. A população também assistiu vídeos onde foram mostrados os avanços de Jacareacanga na gestão do prefeito Raulien Queiroz, bem como, uma homenagem a dezoito personalidades que fazem parte da historia do município.


Um dos momentos de grande importância ao município foram as assinaturas das ordens de serviços das obras do PAC, com investimentos na ordem de 8,6 milhões de reais, pela secretária de Estado Suely Oliveira, pelo prefeito Raulien Queiroz, pelos representantes das empresas e pela Comissão de Fiscalização de Jacareacanga.
O Deputado Estadual Airton Faleiro (PT) enfatizou que o PAC é uma realidade em Jacareacanga. “Estamos trabalhando por um Pará melhor. Jacareacanga nesta data tão importante está ganhando um grande presente. O Programa Água para Todos da governadora Ana Júlia, vai beneficiar os bairros de Bela Vista, São Francisco e São Pedro. São quase 9 milhões de reais em obras que com certeza vai melhorar a vida de muitas famílias jacareacanguenses” disse Airton Faleiro. “Somos parceiros na construção de um País, de um Estado e de um Município”, finalizou.


Para Suely Oliveira titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional-SEDURB, Jacareacanga dá um grande passo para a melhoria da qualidade de vida. “Com esse projeto, iremos instalar em Jacareacanga 1.440 novas ligações de água de qualidade para a população. O nosso desafio é instalar até 2010 no Estado 200 mil ligações, enquanto que a COSANPA instalou em 40 anos 400 mil ligações domiciliares”, disse Suely.
Para o prefeito Raulien Queiroz, o PAC não é uma utopia, mas realidade. “Muita gente não acreditava que o PAC chegaria a Jacareacanga. Trabalhar é a marca de um governo que tem compromisso com o povo. O nosso objetivo como gestor público é trazer para Jacareacanga melhoria da qualidade de vida para a população”, disse.

RAULIEN QUEIRÓZ RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO JACAREACANGUENSE

 Dezesseis personalidades foram tituladas cidadãos jacareacanguenses na sessão especial que aconteceu no último dia 13 (domingo) na Câmara Municipal de Jacareacanga, que contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas e da secretária de estado (SEDURB) Suely Oliveira. Foram titulados o prefeito municipal Raulien Queiroz, Funcionários públicos como o médico clínico geral José Waldir e o odontólogo Telmo ambos da secretaria municipal de saúde, empresários, políticos e o pastor da Assembléia de Deus Walmir Cruz e  blogueiro Walter Tertulino.

Para o prefeito Raulien Queiroz, que foi indicado pelo vereador Raimundo Batista Santiago, presidente da Câmara, o título de cidadão jacareacanguense veio coroar o primeiro ano de seu governo, considerando que também foi o primeiro prefeito de Jacareacanga. “A gente tem uma história neste município. Aqui em Jacareacanga estão fincadas as nossas raízes, pois o antigo Buritis que hoje é a sede municipal foi doada por meus avós. Pra mim é uma honra receber esse título, que vou guardar com muito carinho”, disse o prefeito.
 SEMUTPS PROMOVE PALESTRA PARA ADOLESCENTES

 Fazendo parte do programa Jovem Cidadão promovido pela secretaria de Trabalho e Promoção Social, esteve em Jacareacanga o professor José Edinaldo da Costa, onde promoveu uma palestra para mais de 50 adolescentes com o tema: “Enfrentamento à violência, abuso sexual e as drogas”.
O evento aconteceu terça-feira (15), no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS e contou com a presença do prefeito Raulien Queiroz, policia militar, Conselho Tutelar e de uma representante do Ministério Público.
O prefeito, na abertura oficial do evento, disse que o adolescente mal informado se torna um alvo fácil para pessoas inescrupulosas, que termina levando esse jovem ainda em tenra idade para o submundo do crime. “Precisamos informar nossos jovens sobre esses riscos. A exploração sexual e as drogas preocupam os governos mundiais e Jacareacanga não está fora deste contexto. A melhor forma de prevenir a armadilha das drogas e da exploração sexual é a prevenção através do diálogo”, disse Raulien Queiroz.
O professor José Edinaldo, em uma linguagem de fácil entendimento aos jovens, começou falando sobre a adolescência, fator que marca a transição da infância à fase adulta. Pode-se dizer que a adolescência é uma fase complexa e turbulenta. “Deparamos-nos com uma imensa gama de incertezas, inseguranças, mudanças de conceitos, mudanças físicas, mental e muitas vezes social. Isso tudo adicionado a cobranças da família, que exige uma determinada postura, além das influências do meio externo”, disse.


Outro assunto que o professor José Edinaldo abordou foi sobre a sexualidade. Para ele a sexualidade é o traço mais intimo e se manifesta diferentemente em cada indivíduo dentro de sua realidade.  “É de fundamental importância a participação da família, da igreja da escola nesse tema. Pois o adolescente pode aprender erradamente, muitas vezes com pessoas de má intenção, causando nestes jovens preconceitos e tabus”, previne.


Após a palestra os jovens foram divididos em cinco grupos, onde foram designados a apresentarem temas em peças teatrais como drogas, exploração sexual, gravidez na adolescência, alcoolismo. 

------------------------
Fonte/Nonato Silva Coordenador de Comunicação Social da PMJ

2 comentários:

Vilson Schuber disse...

Prezado Walter,

Com alegria vejo JACAREACANGA atingir a sua "maioridade", até porque fui o autor do Projeto de Lei para criação do Municipio, quando deputado estadual, em 1.9890/90, juntamente com os municipios de TRAIRÃO e NOVO PROGRESSO.
Contamos ainda, à época, com o apoio dos demais deputados estaduais, especialmente o Deputado Nicias Ribeiro.

Abraços

Vilson Schuber

Raimundo Nascimento disse...

Parabens ao seu Walteracanga em It por finalmente ter sido reconhecido pois lutou muito para apoiar os indios na luta pela terra. Ele merece mais que isso merece nossos mais sinceros parabens de todos de jacareacanga e Itaituba