RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sábado, 5 de dezembro de 2009

CASOS DE AIDS ASSUSTA EM ITAITUBA


Mauro Torres
De Itaituba
No Dia Mundial de Prevenção e Combate à Aids, médicos de Itaituba, no Oeste do Pará, denunciam números assustadores da doença no município. Segundo dados fornecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atualmente existem 35 pacientes soropositivos naquela cidade. Esses números reúnem os casos que foram diagnosticados nos últimos anos, sendo que foram confirmados 11 casos em 2008 e apenas 04 em 2009. Mas ainda há outras cinco pessoas com a suspeita de estarem infectadas. Elas fizeram o teste e em seguida encaminhadas para o reteste, um procedimento obrigatório em caso de dúvida.

E no período de dois anos, foram registradas cinco mortes, oficialmente, todas em conseqüência de afecções oportunistas, como pneumonias e outras. De acordo com i médico Manuel Diniz, os números são alarmantes e fogem até mesmo ao padrão de uma sociedade com nível considerável de esclarecimento sobre os riscos à saúde por determinados tipos de doença. Ele afirma ainda que o município apresenta níveis que superam, em proporções, municípios demograficamente maiores, como Santarém.

Na concepção de Manuel Diniz, os números não mentem e servem como um alerta à população da necessidade de se utilizar o único remédio eficaz no combate ao avanço da Aids: a prevenção. Para a bioquímica Judithe Oliveira, coordenadora do CTA, a banalização da doença, um comportamento negativo e desaconselhável de parte da população, também é um fator contribuinte para o aumento no número de casos.

Judithe afirma que o melhor mesmo é reconhecer que a doença não tem cura, e o tratamento permite apenas que o portador do vírus tenha uma vida relativamente normal

Nenhum comentário: