RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MUNDURUKU: REFERENCIAL POLITICO EM BRASILIA

Após passarem sem causar efeito nos corredores da Funai, Funasa e até Congresso Nacional em Brasilia durante muito tempo, onde sempre foram ludibriados pela inércia ou desinteresse de politicos que na verdade mostram mesmo é a falta de identificação com o Grupo Indiegna Munduruku e que sempre caem nas épocas de eleição por essas bandas; hoje o Povo Munduruku, verdadeiramente encontrou um referencial de apoio político na capital Federal. Zé Geraldo, Deputado Federal, homem de expressão nacional por seu trabalho em defesa do menos favorecido, absorveu sobre si, a responsabilidade de dar direção a uma delegação Munduruku que fora à Brasilia em busca de melhor assistencia, e fazerem valer seus direitos.
Ao contrario do que acontecia antes, quando politicos colocavam assessores para ajudarem os indigenas, e esses nada faziam, desta vez, os indigenas souberam tirar proveito do apoio recebido, ja que nas audiencias com o presidente da Funai, Funasa, e outras instituições que visitaram foram acompanmhados por Zé Geraldo, que através de sua influencia como politico de expressão, tornou facilitada a estadia dos Munduruku na Capital Federal.
Entre diversos assuntos tratados, a delegação reivindicou melhor assistencia à saúde, e a aproximação da Sede da Funai que está implantada em Itaituba, para Jacareacanga. Além dessas reivindicações, a revitalização do Orgão Indigenista Federal, que está muito ausente das necessidades indigenas.
Os Munduruku sempre acompanhados e assessorados por Zé Geraldo, visitaram além da Funai e Funasa a presidencia do INCRA, e até a embaixada Norte Americana. Só para ter um exemplo da importancia do Deputado acompanhando a delegação indigena, na Funai a audiencia que estava prevista para 40 minutos, extrapolou o limite do tempo e estendeu-se por mais de cinco horas, tempo suficiente, para que todas as reivindicações fossem colocadas de forma precisa.
No Portal Buré, foi publicada uma declaração proferida pelo Deputado sobre os Munduruku, que diz: -
"Que... as reivindicações dos Mundurukus possuem a legitimidade de uma população que resiste historicamente para que seus valores, crenças e costumes não sejam subjugados ou esquecidos. “É muito importante que tenhamos o cuidado e respeito aos povos indígenas. Eles são os primeiros residentes dessa terra. Aprimorar a gestão do posto da Fundação e ampliar os recursos para que a saúde e educação indigena seja de qualidade é uma obrigação e tem que ser assegurada", enfatizou o deputado.
Gerson Manhuary, líder indigena, e Vereador, apesar de cansado da longa viagem mostrou todo seu contentamento em ver que "seu povo" encontrou finalmente em Brasilia, um referencial politico de apoio.

Nenhum comentário: