RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 24 de junho de 2009

INDÍGENAS: VAGAS NA UFPA



A UFPA terá várias novidades no Processo Seletivo Seriado 2010. Entre as inovações, estão a criação do curso de graduação em Fisioterapia e a disponibilização de vagas específicas para candidatos indígenas. As decisões foram tomadas durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), realizada na Segunda dia 22.

A UFPA irá oferecer duas vagas em cada um dos cursos de graduação, ofertados nos treze campi da instituição para candidatos indígenas, a partir do Processo seletivi seriado 2010 . Embora as condições obrigatórias para o ingresso na UFPA permaneçam, o processo de seleção será diferenciado para respeitar a diversidade cultural desses povos e assegurar mecanismos mais justos de avaliação.

Temos casos de indígenas que conhecem vastamente as narrativas, contos e mitos da sua cultura, mas tiveram notas baixas ao serem avaliados sobre seus conhecimentos na nossa forma de literatura. Esse é um diferencial cultural que deve ser respeitado na nossa forma de seleção, bem como a diferenciação lingüística”, explica a antropóloga Jane Beltrão. Como as vagas serão criadas para os indígenas, não há possibilidade de serem ocupadas por outros candidatos.

O CONSEPE irá analisar e decidir qual sera a forma de ingresso, mas a idéia é de que as organizações índígenas, indiquem os candidatos e os cursos de graduação nos quais eles, estrategicamente, precisem formar profissionais.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: