RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 25 de maio de 2009

RIO TAPAJÓS TERÁ VÁRIAS HIDRELÉTRICAS

Segunda-feira, 25/05/2009, 16:49h
Rio Tapajós poderá ter até sete aproveitamentos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que poderão ser construídas até sete pequenas hidrelétricas no Rio Tapajós, no Pará. A agência publicou hoje (25), no Diário Oficial da União, o Estudo de Inventário Hidrelétrico do Rio Tapajós, que identifica 14,2 mil megawatts de capacidade instalada no rio.

O trecho abrangido pelo estudo está situado entre a confluência dos rios Juruena e Teles Pires e a foz do Tapajós no Rio Amazonas, incluindo também o Rio Jamanxim.

O inventário foi elaborado pela Eletronorte e pela construtora Camargo Corrêa. O próximo passo para a implantação das hidrelétricas é a elaboração dos estudos de viabilidade dos sete aproveitamentos indicados no estudo de inventário, que também deverão ser aprovados pela Aneel.

Para o diretor-presidente da Aneel, Nelson Hubner, juntamente com os empreendimentos do Rio Madeira, em Rondônia, e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o aproveitamento hídrico do Rio Tapajós vai ajudar a diminuir os reajustes nas tarifas de energia. Estamos começando a tirar da gaveta uma série de bons projetos que permitirão dar mais tranquilidade agência na hora de calcular os futuros reajustes tarifários, disse.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: