RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PT FICA NO AGUARDO

Fonte: Blog de Cristina Lôbo - G1


Dilma Roussef não apareceu na reunião do Diretório Nacional do PT em Brasília, nesta sexta-feira. Também lá não pisou o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, apontado, até poucos dias atrás, como nome forte para a presidência do PT.

A orientação, agora, é baixar a temperatura - disse um petista da direção partidária.

A estratégia do PT mudou tanto em relação à Dilma Roussef, por conta do tratamento de saúde a que ela terá de se submeter (a segunda sessão de quimioterapia para tratar de um linfoma está prevista para este sábado) e também por conta da necessidade de alianças com outros partidos.

Na reunião do diretório dessa sexta-feira, o PT decidiu que não vai lançar candidaturas aos governos estaduais pelo menos até fevereiro. A menos que haja consenso com os aliados. Vale lembrar que na última semana, Ricardo Berzoini, criticou publicamente o ministro Tarso Genro por tratar de candidatura ao governo gaúcho sem conversar antes com os aliados. Tarso quer ser candidato ao governo, independentemente, do caminho a ser seguido pelo parceiro nacional PMDB.

O presidente do PT deixou claro que a campanha presidencial de 2010 é que norteará as alianças do partido. Por isso, o partido não deve avançar nas candidaturas estaduais para não prejudicar a desejada aliança nacional.

A prioridade do PT é a campanha nacional - reafirmou Berzoini.

Numa análise Estado a Estado, o PT constatou que está mais distante do PMDB do que gostaria, por conta das disputas estaduais. Isso tem empurrado o PMDB mais para o lado do PSDB que não tem candidatos aos governos estaduais em vários Estados.

Este tempo que o PT decidiu estabelecer até o lançamento das candidaturas estaduais vai valer também para Dilma Roussef. A expectativa dos petistas é a de que até fevereiro ela já demonstre total recuperação para encarar a campanha presidencial. Até lá, o período será de negociações políticas e maior atenção com a saúde

Post Thiago Tertulino

Nenhum comentário: