RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ROSELITO: NO CORAÇÃO DA MAIORIA


Inédito

A eleição de 2008 vai entrar para a história política do município de Itaituba. É a primeira vez em 151 anos que a população reelege um prefeito.
Município de Itaituba tem quase 120 habitantes e conta 63.471 mil eleitores, desse total, somente 45.384 votos válidos de um total de 48.151 eleitores que foram as urnas. Concorreram três candidatos no pleito de domingo: Afábio Borges, PT, Roselito Soares da Silva, PR e Valmir Climaco PMDB.
Uma disputa acirrada com várias denuncias de crime eleitoral, confusão, tumulto, finalmente às 22h40min de domingo, saiu o resultado da eleição. Roselito Soares foi reeleito com 19.218 votos, 42% dos votos válidos; Valmir Climaco ficou em segundo lugar com 17.273 votos, 38,6% e Afábio Borges com 8.893 votos, 19,60%.

Voto a voto
População itaitubense quebra tabu e reelege Roselito Soares da Silva. Segundo Manoel Martins Neto, presidente do PDT local, "o município não tinha a cultura de reeleição, muitos apostavam na vitória do candidato do PMDB".

Do outro lado, em Itaituba nunca um prefeito tinha alcançado tanta popularidade quanto Roselito Soares. Apesar do empenho e esforço da coligação "Frente de Trabalho" composta pelos partidos, PMDB / PSL / PTC / PTB / PMN, para chegar a prefeitura, a maioria deu a vitória à Roselito Soares.

Roselito é carregado entre a multidão
Nos últimos 20 anos os prefeitos de Itaituba chegaram ao final de mandato com alto índice de rejeição por não honrarem os compromissos com a sociedade. A maioria, quando chegavam ao final do mandato atrasavam pagamentos de funcionários, deixava de pagar fornecedores; e naturalmente que esse comportamento se refletia nas eleições municipais.

O Prefeito Roselito Soares, se diferenciou dos demais ex-prefeitos que concorreram à reeleição, priorizando sempre a população, o ser humano, além de possuir um extraordinário senso democrático de não ser perseguidor, cumprir sempre com o pagamento em dias dos funcionários e por construir obras que a população aprovou.

30 mil pessoas vão às ruas comemorar vitória de Roselito
Multidão na orla fluvial

O prefeito Roselito Soares da Silva, acompanhado de sua esposa Margarete Soares, do vice Sílvio Macedo e de apoiadores, como seu irmão Juarez Soares, desfilou pelas ruas de Itaituba na carreata da vitória, na segunda-feira, a partir de 16h00min. Milhares de pessoas seguiam a carreata pelas principais ruas e avenidas dos bairros, Bela Vista, Liberdade, Floresta, São Francisco, Bom Remédio e centro.

A manifestação terminou na orla fluvial em frente à cidade e segundo a PM "cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes" na carreata da vitória. Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade durante a carreata, a multidão continuou.

Na chegada a orla Roselito Soares foi carregado pelo povo e em seu discurso agradeceu os votos e declarou que "a população cumpriu a sua parte, me dando a oportunidade de governar mais quatro anos, agora eu preciso fazer a minha parte". Roselito solicitou da multidão que o seguia à pé pelas ruas da cidade que se comportasse, não provocasse o grupo e nem a pessoa de Valmir Climaco, seu principal adversário nessa eleição. O prefeito reeleito caminhou 12 km seguido pela multidão até chegar a orla da cidade.

Fonte: Provincia do Tapajós

Nenhum comentário: