RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

AMAZÔNIA TERÁ JOGOS DA COPA EM 2.014

Quarta-Feira, 22/10/2008, 17:39h
Abdib diz que Amazônia não ficará de fora da Copa 2014

BELÉM (PA) - A governadora Ana Júlia Carepa se reuniu, no Palácio dos Despachos, na tarde desta quarta-feira (22), com uma equipe de quatro consultores da Associação Brasileira da Infra-estrutura das Indústrias de Base (Abdib), entidade que visita as 18 cidades candidatas a serem sedes da Copa do Mundo de 2014.

Belém foi a penúltima a receber a comitiva que, amanhã, irá a Rio Branco-AC. Chefiada pelo vice-presidente da Abdib, Ralph Terra, a comitiva primeiramente participou de um passeio de helicóptero pela cidade e depois se encontrou com os membros do Grupo de Trabalho "Belém 2014".

No encontro com a governadora também estiveram presentes os secretários. Ralph Terra disse que ficou impressionado com a cidade. "Estive aqui em Belém há 16 anos e fiquei impressionando. A cidade está extremamente organizada e agradável". Ele afirmou que foi apenas a primeira visita e que um diagnóstico mais adiantado seria algo precipitado. "Estou muito impressionado com a motivação, a mobilização e o comprometimento para que Belém seja uma das sedes, o que felizmente tem sido uma regra em todas as outras cidades",a firmou.

A Abdib tem até 15 de fevereiro de 2009 para terminar a avaliação de Belém e entregar o relatório ao Governo Federal e à Federação Internacional de Futebel (Fifa). No mês seguinte, a entidade que administra o futebol mundial fará o anuncio de quantas e quais serão as sedes. A Fifa quer oito, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende que sejam 12 o número de cidades.
Mesmo sem adiantar nada sobre as chances de Belém, até porque a escolha é feita unicamente pela Fifa, Terra, em conversa com a governadora, comentou sobre o atrativo da região Norte para um evento de repercussão internacional. "Acho quase impossível a Amazônia ficar de fora. Não há evidências disso. Afinal, é a Copa da ecologia".

O estudo em elaboração pela Abdib será entregue ao poder público e divulgado à sociedade. Já foram feitos encontros com as autoridades municipais e estaduais e integrantes dos comitês em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Olinda, Natal, Fortaleza, Maceió, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Manaus.
Foto: Estádio Olimpico do Pará

Nenhum comentário: