RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

ENCONTRO INDÍGENA NA CAPITAL

Comunidades indígenas participam de encontro em Belém
Anazônia - Edição de 04/08/2008
O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realiza no período de 7 a 9 deste mês , no Parque dos Igarapés, a I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Pará. Com o evento, que acontece após uma série de sete encontros regionais nas terras indígenas, realizadas durante o primeiro semestre deste ano, pretende-se dar mais um passo na construção de uma Política Estadual para os Povos Indígenas. Esse processo começou em 2007, quando o governo assumiu o compromisso de saldar uma dívida histórica com as populações tradicionais, que durante séculos foram submetidas a esquecimento e exploração.

Entre os temas a serem debatidos na conferência, estão o fortalecimento da gestão territorial das terras indígenas; a garantia e atenção à saúde, educação, segurança alimentar, geração de renda, cidadania e cultura; valorização e defesa do patrimônio cultural material e imaterial; promoção do acesso às tecnologias e infra-estruturas adaptadas à realidade indígena e o fomento à articulação, interlocução e capacitação sócio-política dos povos indígenas.

Através de delegados das 57 etnias que compõem o mosaico de povos indígenas no Pará, o que totaliza mais de 50.000 pessoas, essas populações se farão representadas, transmitindo os anseios de suas comunidades e contribuindo na busca de soluções.

Nenhum comentário: