RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 2 de julho de 2008

COLESTEROL - Saiba de uma vez por todas o que é

Além de saber que ele pode fazer mal à saúde, você sabe o que é? A sua origem e função? Como controlá-lo? Bem, ao contrário do que dizem, a função do colesterol não é só nos presentear com infartos e derrames.

Por Daniela Hueb*
Na verdade, o colesterol não é um destruidor da saúde, pelo contrário, ele é essencial à vida. Entre suas funções estão: compor as membranas celulares; auxiliar o crescimento normal, o desenvolvimento da inteligência e do sistema nervoso; servir como matéria-prima para o organismo fabricar alguns hormônios, como os sexuais. Além disso, ele ajuda na absorção das vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K), na digestão das gorduras e ainda no transporte dos triglicérides (as gorduras no sangue) por todo o sistema circulatório.
Mesmo quando presente em níveis excessivamente baixos ou altos no sangue, o colesterol não apresenta sintomas externos, sendo possível descobri-lo somente através de exames de sangue de rotina. Apesar de ser considerado uma “gordura no sangue”, o colesterol é um tipo de álcool cor de pérola, ceroso e sólido, escorregadio ao toque. Essa sua consistência confere às membranas celulares integridade estrutural e regula o fluxo dos nutrientes para dentro da célula, deixando os produtos supérfluos para fora dela.

Como o organismo obtém o colesterol? Cada célula é capaz de produzir seu próprio colesterol, porém a maioria não o faz. Este trabalho é realizado principalmente pelo fígado, seguido pelo intestino e pela pele. Assim, quando alguma célula precisa de colesterol e não consegue fabricá-lo, o fígado o envia a ela, deixando o sangue com variações muito baixas ou altas de níveis de colesterol. Desta forma, quando ele se expressa em excesso no sangue significa que há ingestão demasiada de carboidratos refinados (açúcar, doces, farinhas, massas, pães), não necessariamente de gordura e de mais colesterol, bem como de deficiências genéticas de algumas enzimas relacionadas. Também é importante ressaltar que o colesterol só existe em produtos animais, não nos vegetais.

Nenhum comentário: