RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sábado, 19 de julho de 2008

CATÓLICOS DE ITAITUBA CELEBRAM SANT'ANA

De 19 a 27/07/08 a comunidade Cristã Católica da região comemora as festividades da Padroeira de Itaituba, em movimentos religiosos e culturais. Para homenagear a comunidade Cristã Católia transcreve-se na íntegra a interpretação de uma anciã sobre o costumeiro uso do terço em suas meditações
O TERÇO Sabedoria Popular Cristã
Um pastor e alguns “fiéis” de uma igreja protestante, muito bem intencionados, perguntam à tia Maria, uma católica de muita fé e humanidade que sempre rezava o Terço:

-Por que você não troca esse cordão de continhas pela Bíblia , tia Maria?
-Olhe, meus irmãos, porque a Bíblia eu não sei ler, mas meu Terço eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no coração.

Os irmãos protestantes, perguntaram de novo:
-Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia nos dizer?

Pegando o Terço e mostrando, tia Maria responde:
-Irmãos , quando eu pego na pequena cruz do terço lembro que o filho de Deus derramou todo seu sangue pregado na cruz para salvar a humanidade. Esta pequena continha aqui, me lembra que só há um Deus onipotente. Com estas três contas pequenas, eu honro a Santíssima trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esta outra conta me faz lembrar a oração que o senhor mesmo nos ensinou, que é o PAI NOSSO.

O terço, meus irmãos, tem cinco mistérios que me fazem lembrar as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em cada mistério, são 10 contas que nos lembram os 10 mandamentos que o próprio Senhor escreveu nas Tábuas de Moisés. O rosário de Nossa Senhora, completo, agora tem 20 mistérios. São cinco gozosos, cinco luminosos, cinco dolorosos e cinco gloriosos.

De manhã, quando eu me levanto para iniciar a minha luta do dia-a-dia, medito os mistérios gozosos e luminosos, lembrando-me da humanidade do lar de Maria de Nazaré e o inicio da vida pública de Jesus, que é a LUZ. Ao meio do dia, no meu cansaço e na fadiga do meu trabalho, medito os mistérios dolorosos que me fazem recordar a dura caminhada de Jesus rumo ao calvário. Quando chego ao final do dia, meus irmãos, com as lutas todas vencidas, eu medito os mistérios gloriosos. Eles me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para salvar a humanidade.
O pastor e os irmãos protestantes, muito pensativos , responderam: Nós não sabíamos nada disso, tia Maria. Então, ensine-nos a rezar o santo terço...

Nenhum comentário: