RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 27 de junho de 2008

TERRA: PLANETA ÁGUA

JUN 27
Água, o bem mais precioso da humanidade
Apesar de cerca de dois terços da superfície da Terra estar coberta por água, 97,2% dos quais contêm os cinco oceanos, menos de 3% destas são doces, sendo que apenas uma terça parte delas são acessíveis ao consumo humano.
O Brasil possui cerca de 12% de toda água doce disponível no mundo. Mais da metade (54%) está localizada na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país. Temos também o “Aqüífero Guarani”, maior reserva subterrânea de água doce do mundo. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aqüífero está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil, integrando o território de oito Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, com mais de 157 mil km². Mesmo com toda esta riqueza, que inveja e atiça a cobiça do primeiro mundo, continuamos destruindo e contaminando nosso patrimônio de vida.

A ganância e a falta de controle e fiscalização do Estado brasileiro permitiu que diversas indústrias conseguissem contaminar até mesmo este aqüífero que está há centenas de metros abaixo da superfície. Declara-se tudo isso porque, quando se vê qualquer iniciativa que ajude a preservar este bem maior da vida, sempre aplaude-se.

Pequenas atitudes como utilizar caixas de descarga com menor volume de água, ajustes em torneiras e chuveiros, captar e usar a água da chuva, e por aí vai, são fundamentais.

Ou nós preservamos a água que temos ou ficaremos sem ela e a vida no planeta, conseqüentemente, ficará ameaçada.

Nenhum comentário: