RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quarta-feira, 4 de junho de 2008

MUNDURUKU EM ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA

MUNDURUKU SE ORGANIZA E VAI À LUTA
Em contato com indigenas além de lideranças, na cidade de Jacareacanga, constatamos que a Assembleia Indígena que se realizaria em meados de agosto, deve ser antecipada para acontecer em assembleia extradordinaria dentro de breve espaço de tempo, pois assuntos inadiáveiss devem ser resolvidos pelo Grupo Tribal Munduruku, entre os quais:

- Discussão de nomes para assumirem o Distrito Sanitário Especial Indigena - DSEI e Funai, conforme sugestão das presidências das duas fundações Funasa e Funai, em encontro realizado em Brasilia por lideranças Munduruku na semana passada.

- Discussão sobre a participação indígena na politica municipal que está levando diversas lideranças indigenas serem cooptadas por políticos o que consideram grave assédio político, concorrendo para divisão de parentes e até aldeias.
- Ingerência de politicos com interesses escusos na nomeação de Administradores para instituições de apoio à causa indigena.

- Deficiência na promoção de saúde indigena

- Reestruturação funcional da Funai em Itaituba.

É pensamento das lideranças, solicitarem uma audiência com o magistrado que presidirá a 102ª Seção Eleitoral sediada em Jacareacanga, para por fim ao assédio político inescrupuloso que está ocorrendo em Terra Indigena, em que laços de familia e laços fraternos estão se dilacerando por "orientações" de pretensos candidatos a cargos eletivos no Municipio. Uma das lideranças acrescenta -muitos parentes irão se matar nessa politica se as autoridades não tomarem providências

Nenhum comentário: