RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

sexta-feira, 16 de maio de 2008

PAPAGAIO OU URUBU: -QUEM CAUSA MAIS IMPACTO AMBIENTAL?



Parece mais que ninguém tem o que fazer. Os chalés que Dejaime Ferreira está construindo na Praia do Papagaio seria trágico se não fosse cômico a forma litigante produzida por uma das partes. De um lado o proprietário Senhor Dejaime Ferreira e de outro o Vereador Raimundo Pimentel “Dico” que para seu beneficio pessoal, (entenda-se lazer), usa parte da praia com familiares e amigos além de correligionários sorvendo uma beer, por outro lado o Senhor Dejaime; que depois de adquirir o espaço com comprovações documentais, está erigindo edificações que visam produzir, mesmo em pequena monta renda e emprego através de construções de chalés para atrativo turístico ao município.

O Vereador Dico através de compadrios políticos acionou diversas instâncias ambientais para desestruturar o pequeno empreendimento mesmo que rústico de Dejaime; insinuando através de inverdades, que a superfície do local ensejava quase 5 mil hectares (brincadeira!!!) (A Fazenda Ipê deve ter dez vezes esse tamanho); e hoje ao deparar com uma entrevista da Secretaria do meio Ambiente de Itaituba conclui-se que os dignos vereador e Secretária da SEMMA, não tem mesmo o que fazer.

A praia do Papagaio é local de concentração de pescadores que gravitam naquela localidade na árdua missão de coletarem o pescado, fazendo queimadas para passarem a noite e piracaias; sempre foi uma área seis meses do ano com 80% de sua superfície alagada, não há o que degradar ou causar impacto ambiental no local. Impacto ambiental se vê, e incomoda, é dentro da cidade, com monturos de lixos expostos a céu aberto, impacto ambiental é a revoada de urubus sobre a cidade, impacto ambiental é ossos e restos de animais abatidos que açougues, mercados e comercio em geral jogam na periferia da cidade e a Sra. Jandira, Secretaria de Meio Ambiente de Itaituba não faz bulhufas. O que deveria ser feito e isso é missão do Executivo Municipal, é facilitar a vida de quem pretende produzir renda e emprego em Itaituba, e não a vida do Vereador Dico, que até hoje nada produziu. Está bom do Vereador Dico e Senhora Jandira procurarem trabalhar e deixar trabalhar quem quer realmente.

Nenhum comentário: