RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quinta-feira, 29 de maio de 2008

CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS: LUTA QUE NÃO PARA.

Novo Estado ganha apoio de empresários
O Liberal Edição de 28/05/2008
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) integrou, na semana passada, a comitiva de lideranças regionais que foi à Brasília buscar apoio para a aprovação do Projeto de Lei que autoriza a realização do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. O vice-presidente da ACES, Alaércio Cardoso, acompanhou os integrantes do Movimento Pela Criação do Estado do Tapajós e as lideranças políticas da região em reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e com o ministro das Relações Institucionais, Múcio Monteiro.Em Brasília, além destas duas importantes reuniões, a comitiva visitou praticamente todos os líderes partidários pedindo apoio ao projeto e mostrando a importância da criação do novo Estado para o desenvolvimento do Norte do Brasil. Diversos líderes se manifestaram a favor da inclusão do projeto na pauta de votações e se comprometeram em discutir o mérito quando da votação em Plenário. O projeto já foi aprovado pelo Senado e por todas as comissões da Câmara Federal, restando apenas ir à votação no plenário. Segundo Alaércio Cardoso, as reuniões em Brasília foram importantes e a iniciativa deu resultados. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, informou à comitiva que, nesta semana e na semana seguinte, serão incluídos na pauta os projetos de interesse nacional e que na hora da inclusão dos projetos de interesse regional, a proposta de realização do plebiscito para criação do Estado do Tapajós será incluída numa pré-agenda para discussão no Colégio de Líderes. Devido à boa articulação que vem sendo mantida com os líderes partidários, a expectativa é que o projeto vá à votação.Ao ministro José Múcio Monteiro, os membros do movimento levaram a preocupação e o anseio da população da região e pediram ao Ministro para apoiar a inclusão do projeto na pauta de votações. Alaércio acha que foi extremamente positiva a mobilização e avalia que existe uma expectativa de que o projeto seja facilmente aprovado quando colocado em votação. O Movimento pela Criação do Estado do Tapajós vai continuar articulando junto às lideranças partidárias para incluir o projeto na pauta de votação. "A Associação Comercial apóia este projeto por considerar uma necessidade a revisão territorial em toda a Amazônia e por entender que a criação do Estado do Tapajós é um projeto de desenvolvimento para a região Oeste do Pará", explicou Alaércio.
POTENCIAL
O Oeste do Pará possui um potencial econômico incalculável, mas a falta de infra-estrutura básica como estradas asfaltadas, portos e aeroportos, comunicação eficiente e energia encarecem a produção e praticamente anul a este potencial.

O Liberal

Em Itaituba, nossos politicos, e entidades de classes, estão à margem dessa luta, pois nada mesmo é feito ou divulgado sobre tão necessária luta, que deixa Itaituba fora desse embate tão importante para o progresso da região.

Nenhum comentário: