RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

segunda-feira, 21 de abril de 2008

MEGALE PRESTIGIA MOVIMENTO CULTURAL EM JACAREACANGA


FEIRA INDÍGENA FOI UM SUCESSO

Noticias procedentes de Jacareacanga da parte do amigo e colaborador Paulo César Figueira, dão conta do êxito alcançado na realização da X Feira Cultural Indígena, que se realizou no período de 14 a 19 de abril, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília; com apoio da Prefeitura, através da Coordenação de Cultura e de Esportes que promoveu apoio logístico do evento. O ponto alto do evento foi a participação maciça de alunos e educadores os quais dentro de suas atividades extra-classes realizaram todos os movimentos para ajudar no resgate da Cultura Indígena Munduruku.
Além das exposições de barracas, comidas típicas e o variado costume indígena, os alunos e professores também participaram de torneios esportivos que rebuscavam o verdadeiro esporte praticado pelos índios, entre as modalidades destacaram-se o quebra pote, cabo de guerra, lançamento de flechas, corrida com tronco e outros.
Para abrilhantar ainda mais o movimento Cultural Carlos Veiga, Prefeito Municipal, recebeu a visita do Deputado Estadual José Megale, que junto de outras autoridades municipais visitou as barracas indígenas e em seu pronunciamento falou das dificuldades da preservação da cultura indígena por falta de uma política indigenista séria. Os dois políticos tem uma relação muito próxima e Megale tem correspondido sempre às buscas que o Prefeito faz em Belém junto ao Governo Estadual no qual é sempre usado com uma elo de ligação entre Jacareacanga e o Governo de Ana Julia. Com certeza é uma parceria que produz bons frutos para o Municipio.
Contribuição: Paulo César Figueira (Jacareacanga)

Nenhum comentário: