RASTILHO DE PÓLVORA ESTÁ ACESO

quinta-feira, 3 de abril de 2008

AMBIENTALISTA SE REÚNEM EM JACAREACANGA


I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Diretamente do colaborador de noticias em Jacareacanga: P. C. Figueira

Nesta terça-feira, 1 de abril, aconteceu nas dependências do Centro Cultural “Stefani Ziotto”, as 11 h. a I Conferência Municipal de Meio Ambiente do município de Jacareacanga.
A Conferência teve como principal objetivo atender à construção de consensos, distribuindo assim o compartilhamento de poder e co-responsabilidades entre o município e a sociedade organizada, na elaboração das políticas públicas, assegurando assim o direito à voz e voto aos cidadãos jacareacanguenses, naquela ocasião contribuíram para a construção de um município mais sustentável.
A Conferência Municipal teve como tema “Amazônia e as mudanças climáticas globais” e lema “Vamos cuidar da Amazônia e do Brasil”.
O evento foi um dos acontecimentos mais significativos naquela localidade, com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: Senhora Claudia de Nazaré e Senhor Cícero Neves. A mesa diretiva estava composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, vereador Acélio Aguiar, Secretário municipal de Meio Ambiente, José Gomes Filho, Elinaldo Crixi Munduruku, Associação Pussurú, Marcelo Akai, Associação CIMAT, Luís Carlos Batista, representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jacareacanga e Antônio Oliveira, representando todos técnicos em meio ambiente.
No ínicio dos trabalhos foi lido o Decreto municipal e Regimento que criou a I Conferência, após, foram apresentados slides, propondo uma nova conscientização popular sobre os temas climáticos. Em seguida foram definidos grupos de estudos que debateram os principais problemas ambientais e em seguida aprovados em plenária. Todos os tópicos aprovados após criteriosas análises, serão apresentados na III Conferência Estadual de meio Ambiente, que se realizará em Belém do Pará, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, nas dependências de Convenções do Hangar.
Depois de alguns minutos de descanso, a plenária voltou a reunir-se, para democraticamente escolher os delegados e suplentes correspondentes que estarão na III Conferência Estadual representando Jacareacanga, vale ressaltar que todos os seguimentos indicaram seus representantes, como: sociedade civil, povo indígena, setor empresarial patronal, setor governamental, levando-se em conta que no total legalmente houvesse nessa representatividade trinta por cento de mulheres.
A prefeitura Municipal de Jacareacanga corriqueiramente sustentabilizou o evento através dos apoios logísticos.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Gomes Filho falou naquela ocasião sobre o resultado da Conferência: _“Estamos realizados, conseguimos fazer uma análise dentro de nossa realidade, trazendo a princípio amostras de nossas demandas e definir nossas prioridades, que serão apresentadas na III Conferência Municipal de Meio Ambiente pelos nossos delegados escolhidos dentro da nossa forma de trabalhar, que é democraticamente”, ainda no seu pronunciamento o Secretário disse: - “O mundo industrializado não se acha no dever de fazer preservações, mesmo tendo desmatado noventa e cinco por cento de suas áreas e hoje se acha no direito de governar a nossa Amazônia, mantendo-nos engessados, quando na verdade eles deveriam sim, fazer o reflorestamento de suas áreas e não realizam isto por medo de ferir o capitalismo”.
Enfim, na III Conferência Municipal de Meio Ambiente de Jacareacanga ficou explicitado um trabalho com propostas dentro das necessidades peculiares ao local, levando-se sempre em conta as diversidades étnicas e em especial as políticas públicas, que muitas vezes são direcionadas sem proporcionalidade e nem análises dentro das peculiaridades que se distingue o município.





Nenhum comentário: